Por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quinta-feira, 12, o Calendário Acadêmico para o ano letivo de 2020. O cronograma de atividades é válido para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Confira algumas das principais datas.

Matrículas

As matrículas para o primeiro semestre devem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) entre os dias 3 (segunda-feira) e 6 (quinta-feira) de fevereiro. Após esse prazo, o Siga volta a abrir no período de 12 (quarta-feira) a 16 (domingo), do mesmo mês, para que os estudantes possam fazer os ajustes necessários. Os coordenadores têm dos dias 27 (quinta-feira) a 29 (sábado) e de 2 (segunda-feira) a 12 (quinta-feira) de março para fazer os acertos finais, sendo que as matrículas em disciplinas com vagas ociosas devem ser feitas no dia 13 (sexta-feira) de março.

Já para o segundo semestre, as matrículas também são feitas pela Siga, de 13 (segunda-feira) a 16 (quinta-feira) de julho, e os reajustes acontecem entre os dias 22 (domingo) e 26 (quinta-feira). Já os coordenadores têm o prazo entre 29 (quarta-feira) a 31 (sexta-feira) de julho e 3 (segunda-feira) a 13 (quinta-feira) de agosto para os ajustes necessários, sendo que a matrícula em disciplinas com vagas ociosas deve ser feita no dia 14 (sexta-feira) de agosto.

Períodos letivos

O dia 2 de março (segunda-feira) marca o início do primeiro período letivo, com o término marcado para 7 (terça-feira) de julho. Já as aulas do segundo semestre começam em 3 (segunda-feira) de agosto, com previsão de encerramento para 1º (terça-feira) de dezembro.

Destrancamento de curso e trancamento de disciplina

O destrancamento de curso para o primeiro semestre poderá ser feito de 2 (quinta-feira) a 30 (quinta-feira) de janeiro, nas centrais de atendimento dos dois campi ou nos polos de apoio presencial, no caso de cursos a distância.

O prazo para trancamento de disciplina no Siga termina no dia 10 (sexta-feira) de abril.

Colação de grau

De 1º (quarta-feira) a 7 (terça-feira) de abril, os estudantes que irão se formar no fim do primeiro semestre deverão se inscrever para a Colação de Grau Unificada. Apenas as cerimônias do campus Juiz de Fora já têm datas marcadas e estão previstas para a semana do dia 27 (segunda-feira) a 31 (sexta-feira) de Julho.

Confira o Calendário Acadêmico.

Mais informações: (32) 2102-3975 – Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)