Para reduzir os prejuízos ambientais causados pela utilização dos copos plásticos e vasilhames retornáveis, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou, nesta terça-feira,10, um processo pedagógico para que estudantes, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) da Universidade adotem a utilização de suas próprias canecas. A proposta se ajusta à visão de uma Instituição com responsabilidade social e ambiental. A partir de janeiro, nenhum tipo de recipiente para esses fins será distribuído ou emprestado pelo RU.

Iniciativa visa substituição da distribuição de recipientes plásticos pelo uso de canecas dos próprios usuários do RU

A proposta para a substituição dos copos descartáveis e recipientes retornáveis por canecas pertencentes aos próprios usuários do RU segue uma linha educativa e as próximas ações acontecem nesta quinta-feira, 12, e na próxima semana, nos dias 16 (segunda), 18 (quarta) e 20 (sexta), quando o restaurante não irá disponibilizar recipientes para acesso a suco, água, café ou qualquer outro tipo de líquido oferecido durante as refeições.

Aceitação positiva
A aceitação dos usuários foi bastante positiva e não houve transtorno. De acordo com a coordenadora do RU, Adriana Abreu de Andrade, a recepção da ação, no RU Centro, teve retorno melhor do que o esperado. “Tivemos uma aceitação bem legal. Apesar de algumas pessoas alegarem que não sabiam da Campanha Copo Zero, tivemos uma postura educativa. Hoje ainda emprestamos algumas canecas retornáveis, mas foi um processo tranquilo. Fizemos um trabalho de orientação e as pessoas gostaram da iniciativa, inclusive muitos chegaram munidos com as próprias canecas.”

Já a estudante de curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e uma das mobilizadoras da campanha, Aline Bellini, comenta sobre o contato adotado com os usuários do RU Campus. “Fizemos uma abordagem junto às pessoas para avisar que hoje não teria copos descartáveis e que, em alguns dias de dezembro, a ação seria repetida para que, em janeiro, os recipientes plásticos e canecas retornáveis sejam extintas do RU. Explicamos os motivos para cada um trazer as próprias canecas e muitos já estavam com elas em mãos. A campanha foi bem vista pela maioria e muitos elogiaram a iniciativa.”

Por um planeta sustentável
Por mais que o plástico seja um dos resíduos sólidos com maior potencial para as práticas de reciclagem, só no Brasil, cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos são produzidos anualmente e ainda não há uma prática de descarte satisfatória, o que faz com que essa grande quantidade de resíduos acabe em aterros sanitários – quando os municípios possuem esse tipo de instalação – ou despejados incorretamente no meio ambiente.

Os copos plásticos podem trazer inúmeros problemas para o planeta: o tempo de decomposição pode variar entre 250 e 400 anos, ou seja, muitas gerações virão e o descartável ainda existirá; quando são descartados pelas ruas, além de sujarem ainda mais os ambientes, acabam em esgotos e mares, causando problemas de saneamento básico e prejudicando a sobrevivência de espécies marinhas; além disso, podem ser prejudiciais à saúde por possuírem uma substância chamada estireno, que segundo pesquisa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em contato com o café quente, pode liberar uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, podendo causar câncer.

Outras informações
ru.ufjf@gmail.com 

Leia mais
UFJF inicia campanha Copo Zero no Restaurante Universitário