.

Embora o copo descartável seja muito utilizado no Brasil, por ser visto como sinônimo de praticidade, pode trazer muitas complicações para o futuro quando avaliamos o seu impacto no ponto de vista ambiental, principalmente, considerando o acúmulo de lixo plástico no mundo. Em busca de uma prática mais sustentável, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá excluir o uso dos copos plásticos e canecas retornáveis no Restaurante Universitário (RU) a partir de janeiro de 2020. A iniciativa busca motivar estudantes, professores e trabalhadores a adotarem o uso das próprias canecas e, dessa forma, vivenciar um hábito ambientalmente correto.

A proposta para a substituição dos copos descartáveis e recipientes retornáveis por canecas pertencentes aos próprios usuários do Restaurante Universitário (RU) pretende seguir uma linha educativa e pedagógica com ações previamente organizadas. Nos dias 10 (terça-feira), 12 (quinta-feira), 16 (segunda-feira), 18 (quarta-feira) e 20 (sexta-feira) de dezembro, o RU não irá disponibilizar nenhum tipo recipiente para que os frequentadores possam ter acesso ao suco, água, café ou qualquer outro tipo de líquido oferecido durante as refeições. 

“A Universidade é um espaço de construção de conhecimento, dessa maneira, além do impacto interno com a redução desses recipientes, é uma ação de preservação do nosso planeta.”
Marcos Freitas

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, explica que essa iniciativa vem sendo construída com representantes da área de sustentabilidade, com a direção geral do Restaurante Universitário (RU), com um grupo de estudantes interessados na causa e com a mobilização da Diretoria de Imagem Institucional. “No final deste ano, nós começamos a aprofundar essa discussão e a partir de janeiro todos os usuários do RU devem levar e usar as próprias canecas. A Universidade é um espaço de construção de conhecimento, dessa maneira, além do impacto interno com a redução desses recipientes, é uma ação de preservação do nosso planeta.”

A ideia da campanha é fazer com que os usuários do RU levem o próprio copo para consumir as bebidas oferecidas. Para isso, serão retirados gradativamente, de forma que os alunos consigam se adaptar, como explica a coordenadora, Adriana Abreu de Andrade. “Nosso público vem diminuindo bastante com as férias, por isso, escolhemos intercalar os dias da semana, de modo que as pessoas que frequentam o RU em dias distintos sejam atingidas pela campanha.”

“É importante destacar que será preciso trazer a própria caneca, pois o restaurante não disponibilizará copos descartáveis nem retornáveis”
Adriana Abreu

Além disso, a coordenadora aponta que os frequentadores não precisam se preocupar em ter que guardar as canecas sujas, pois há espaços para lavagem das mesmas. “O RU possui duas pias perto de cada uma das catracas de saída, onde os alunos, professores e trabalhadores podem lavar os recipientes. É importante destacar que será preciso trazer a própria caneca, pois o restaurante não disponibilizará copos descartáveis nem retornáveis”, frisou.

Conscientização

Por mais que o plástico seja um dos resíduos sólidos com maior potencial para as práticas de reciclagem, só no Brasil, cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos são produzidos anualmente, e ainda não há uma prática de descarte satisfatória, o que faz com que essa grande quantidade de resíduos acabe em aterros sanitários – quando os municípios possuem esse tipo de instalação – ou despejados incorretamente no meio ambiente.

Os copos plásticos podem trazer inúmeros problemas para o planeta, entre eles: o tempo de decomposição pode variar entre 250 e 400 anos, ou seja, muitas gerações virão e o descartável ainda existirá; quando são descartados pelas ruas, além de sujarem ainda mais os ambientes, acabam em esgotos e mares, causando problemas de saneamento básico e prejudicando a sobrevivência de espécies marinhas; além disso, podem ser prejudiciais à saúde por possuírem uma substância chamada estireno, que segundo pesquisa da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em contato com o café quente pode liberar uma quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, podendo causar câncer.

“Nossa divulgação teve, por parte dos estudantes, uma reação positiva, todos acharam que não deveria ter plástico há algum tempo.”
Márcio Guerra

O diretor de Imagem Institucional, Márcio de Oliveira Guerra, acredita que essa ação é fundamental, considerando ser uma demanda antiga do setor de Sustentabilidade, encampada pelo RU e pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil. Além disso, afirma que a diretoria pretende continuar com a ação de distribuição de canecas aos calouros durante a recepção para fomentar e incentivar a ação. ”Nossa divulgação teve, por parte dos estudantes, uma reação positiva, todos acharam que não deveria ter plástico há algum tempo. Com isso, a Recepção aos Calouros vai continuar distribuindo canecas, como já é realizado há 4 anos.”

Por que não usar copos plásticos?

Apesar de todo o potencial, o copo descartável ainda é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do mundo (Foto: Pixabay)

Atualmente, apesar de todo o potencial, o copo descartável ainda é o resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do mundo. Uma das causas dessa problemática é o baixo custo de mercado, onde empresas e cooperativas de reciclagem pagam em média de R$ 0,20 pelo quilo do copo.

Além de não ser potencialmente reciclado, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar) apontou que a utilização de copos descartáveis consome mais água que a reutilização de copos e canecas próprias do usuário. Isso acontece, pois são usados até três litros de água para produzir cada copo, que é utilizado apenas uma vez e depois jogado no lixo, mas para lavar o recipiente e reutilizá-lo, é necessário apenas 300 ml de água.

De acordo com uma das mobilizadoras da ação e bolsista do RU, Aline Bellini, a iniciativa visa promover uma ação de conscientização e aponta as responsabilidades da Universidade perante a sociedade. “Em média, a população brasileira utiliza 720 milhões de copos diariamente e cada um pode demorar até 450 anos para se decompor. Quando nós reduzimos esse número, oferecemos um mundo melhor para as pessoas. Já percebemos o apoio do público que utiliza o Restaurante Universitário, além de ser uma proposta interessante com uma responsabilidade social e ambiental”, diz a estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Outras informações: ru.ufjf@gmail.com