Desde o início de janeiro, as unidades do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) não fornecem mais copos descartáveis e recipientes retornáveis a seus usuários. A campanha “Copo Zero no RU” teve início no dia 10 de dezembro de 2019, com o objetivo de motivar estudantes, professores e técnico-administrativos a adotarem o uso de suas próprias canecas e, dessa forma, vivenciarem um hábito ambientalmente correto, em consonância à visão de uma Instituição com responsabilidade social e ambiental.

Restaurante Universitário não distribui mais copos plásticos; usuários devem levar suas próprias canecas ou outros recipientes para líquidos (Foto: Pixabay)

O processo pedagógico de substituição dos copos descartáveis e recipientes retornáveis por canecas pertencentes aos próprios usuários do RU seguiu uma linha educativa que se iniciou com ações desenvolvidas nos dias 12, 16, 18 e 20 de dezembro do ano passado, quando o Restaurante não disponibilizou recipientes para acesso a suco, água, café ou qualquer outro tipo de líquido oferecido durante as refeições.

Segundo a coordenadora do RU, Adriana Abreu de Andrade, o alcance da iniciativa trouxe reflexos positivos para os usuários. “No início, houve certa resistência na fase de adaptação, inerente a qualquer mudança. Mas, através do diálogo com os usuários, foi entendido que o objetivo da campanha é provocar um impacto positivo no meio ambiente. De forma geral, a campanha está sendo positiva, porque as pessoas se conscientizaram da importância da questão sustentável. Hoje, não observamos mais resistência e os usuários se adaptaram bem à situação”.

Os calouros e usuários eventuais do RU também devem ficar atentos à mudança, conforme orienta Adriana. “Pedimos aos calouros que lembrem-se de trazer as próprias canecas ou garrafinhas. Quanto aos visitantes da UFJF, como as escolas que participam do programa de visitas programadas, esses serão orientados previamente sobre o não oferecimento dos copos pela Universidade. O mesmo será feito em congressos e outros eventos. Já para aqueles que visitam esporadicamente a Universidade, precisaremos da ajuda dos usuários frequentes do RU, para que comuniquem sobre a necessidade de trazer o próprio recipiente”.

Por um planeta sustentável
Por mais que o plástico seja um dos resíduos sólidos com maior potencial para as práticas de reciclagem, só no Brasil cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos são produzidos anualmente e ainda não há uma prática de descarte satisfatória, o que faz com que essa grande quantidade de resíduos acabe em aterros sanitários – quando os municípios possuem esse tipo de instalação – ou despejados incorretamente no meio ambiente.

Os copos plásticos podem trazer inúmeros problemas para o planeta: o tempo de decomposição pode variar entre 250 e 400 anos, ou seja, muitas gerações virão e o material ainda existirá. Quando descartados pelas ruas, além de sujarem ainda mais o ambiente, acabam em esgotos e mares, causando problemas de saneamento básico e prejudicando a sobrevivência de espécies marinhas. Além disso, podem ser prejudiciais à saúde por possuírem uma substância chamada estireno, que, segundo pesquisa da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em contato com o café quente, pode liberar quantidade acima do considerado seguro pelo Ministério da Saúde, aumentando risco de causar câncer.

ru.ufjf@gmail.com