Professora Zélia Ludwig celebra condecoração com Medalha Nelson Silva (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Professora Zélia Ludwig celebra condecoração com Medalha Nelson Silva (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

A professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Zélia Ludwig, recebeu na noite dessa quinta-feira, 28, a medalha Nelson Silva, prêmio que celebra ações de conscientização e de representatividade negra desenvolvidas por cidadãos e instituições de Juiz de Fora. A 20ª edição do evento ocorreu na Câmara Municipal e condecorou dez homenageados, entre personalidades da área cultural e social, além de instituições de educação e cultura.

Ao receber a medalha, Zélia Ludwig dedicou o prêmio às mulheres negras. “É para as mulheres negras”, exclamou a professora, sob aplausos das mais de 120 pessoas que assistiam à cerimônia. Em seu discurso, salientou que, apesar dos avanços sociais alcançados por meio do trabalho dos ancentrais negros, ainda é necessário muito esforço na construção de uma sociedade igualitária. “Muitos espaços foram abertos por nós, por gente como Dandara, Zumbi e Nelson. É preciso que a gente continue, para abrirmos espaço, a fim de que outros negros tenham suas oportunidades.” Zélia fez ainda um pronunciamento em nome de todos os homenageados e agradeceu especialmente ao diretor de Ações Afirmativas da UFJF, professor Julvan Moreira de Oliveira.

A cientista comentou também sobre a honra de ser homenageada e lembrada como única mulher negra do curso de Física da UFJF, no entanto destacou que trabalha para além das fronteiras da universidade. “[O meu trabalho] não tem sentido se não sair dali. Eu trabalho para empoderar crianças negras, para mostrar às meninas negras que elas também tem lugar na sociedade”, completou Zélia.

O vereador Wanderson Castellar (PT), que presidiu a cerimônia, discursou sobre a importância da medalha Nelson Silva como a oportunidade de rememorar a história da luta negra nos país e de reconhecer os movimentos negros da cidade. “Gostaria que todos nos inspirássemos em figuras como Zumbi dos Palmares, que tanto lutou pela liberdade de seu povo, e Nelson Silva, que soube representar a causa negra na sua caminhada entre o popular e o erudito”, afirmou Wanderson.

Zélia Ludwig é a única professora negra do Departamento de Física da UFJF e é reconhecida internacionalmente por sua atuação na área científica. Além de desenvolver pesquisas em Ciências dos Materiais, Zélia trabalha com o resgate da ancestralidade e do protagonismo do continente africano na produção do conhecimento científico.

A medalha leva o nome do cantor e compositor juiz-forano Nelson Silva, que foi um militante da causa negra no Brasil. O grupo Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva, fundado pelo músico, abriu a cerimônia e entoou cânticos de lamento que retratam a dura realidade enfrentada pelos negros no período da escravidão, com linguagem típica do povo escravo.

A lista completa dos homenageados pode ser conferida aqui.