Quatro atletas do projeto Cria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participam dos Jogos Escolares da Juventude 2019. Nalanda Campos, Kaique Gabriel Rocha Soares, João Vitor Ferreira da Silva e Victor Hugo Dias são os representantes da UFJF entre 5 mil alunos e alunas na maior competição estudantil do país, que começa no dia 23 de  novembro. Os jogos contam com estudantes de 12 a 17 anos, com representação de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Os jovens foram confirmados após vencerem a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), em dois módulos de atletismo. Para o primeiro deles, com participantes nascidos entre 2005 e 2007, Victor Hugo foi classificado no lançamento de dardo e no arremesso do peso. No mesmo módulo, Kaique participa dos 1.000 metros e também foi selecionado para os 75 metros rasos. No módulo II, para atletas nascidos entre os anos de 2002 e 2004, João Victor compete no lançamento de disco e Nalanda foi classificada nos 100 metros e disputa o revezamento misto dos 4 x 400 metros e dos 200 metros.

Para o coordenador do Cria, Jorge Perrout, a participação dos atletas no campeonato é o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de um ano, em que foi necessário vencer etapas municipal e estadual para poder disputar a nível nacional. “Essa é uma das maiores competições do Brasil. Acho importante destacar o quanto a comunidade tem reconhecido nosso trabalho e temos criado esse vínculo de confiança. Inclusive, o Victor Hugo é primo do atleta Luiz Maurício que é o nosso campeão sul-americano de lançamento de dardo. Isso mostra o quanto as próprias famílias aprovam nosso trabalho.”

O treinador dos adolescentes, Jhonatan Marques Machado, aponta que os atletas vão competir em modalidades individuais de atletismo. “A expectativa é que eles possam fazer o melhor dentro das suas capacidades. Chegar em uma final, por exemplo, já é uma conquista, porém sabemos também da qualidade desses alunos, que tem condições até de ganharem medalhas.”

Machado aponta que essa é uma oportunidade para representar o Estado de Minas Gerais e aparecer perante o cenário brasileiro. Além disso é a possibilidade de poder conhecer os ídolos que se fazem presentes nestas competições, novas pessoas e culturas de todo o Brasil. “Tivemos muitos alunos que já foram campeões e recordistas de competições, como o caso da Raphaela Castro e do Luiz Maurício Dias. Sem contar que os atletas, ao começarem nesta competição, já se tornam referências para os que ainda querem começar e pretendem competir em um campeonato tão grande assim.”