Dois atletas do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo (Cria), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), conquistaram medalhas, competindo no Módulo II da 11ª edição dos Jogos Escolares da Juventude, realizado entre os dias 10 e 19 de novembro na capital da Paraíba, João Pessoa.

O aluno Luiz Maurício Dias da Silva, da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves , disputou a modalidade de Lançamento de Disco e conquistou  o terceiro lugar, já a aluna, Raphaela Diesse de Castro Pereira,da Escola Estadual Fernando Lobo ,disputou a modalidade lançamento de dardo e também conquistou o terceiro lugar.

O atleta Luiz Maurício , está no projeto Cria desde os 11 anos e fez a marca de 48 metros e 71 centímetros e afirma que a diferença no clima foi uma das suas dificuldades. “ O calor influenciou bastante na minha performance,mas a competição foi boa, melhorei muito nos meus resultados”.

Já a dardista Raphaela,que treina desde os 12 anos e fez a marca de 39 metros, participa há três anos dos Jogos Escolares da Juventude, se mostra orgulhosa por ter competido. “Foi mais uma experiência, consegui ficar em terceiro lugar e é muito gratificante ter participado de mais uma competição  representando meu estado e minha escola”.

Também competiram nesta edição dos jogos, os alunos João Vítor Macedo, que conquistou o 16º lugar no octatlo; Carlos Eduardo de Paula Ferreira, chegou a semi-final dos 110 metros com barreira e Noemi Alves da Cruz que não completou os 300 metros, pois sentiu uma lesão na panturrilha.

Os jovens foram  treinados por Jefferson Verbena de Freitas e Pablo Ramon Domingos. De acordo, com o treinador Jefferson a competição ocorreu  dentro do que havia sido  planejado. “Luiz e Raphaela alcançaram o objetivo do pódio com a terceira colocação. O Carlos Eduardo  competiu bem, melhorando os seus resultados. Já Noemi e João Victor estavam vindo de uma competição importante na categoria deles e estavam cansados, por isso, não alcançaram as melhores marcas”.

O treinador destaca também  que foi um ano bom para o projeto. “Foi a nossa última competição do ano, que, por sinal, foi muito longo e intenso para esses atletas. Agora eles estão de férias e, em breve, começam os treinamentos para a temporada 2017”.

Para o coordenador do Cria, professor Jorge Perrout, a premiação dos alunos mostra o esforço e a dedicação tanto dos atletas quanto a dos que estão à frente do projeto. “ Essa premiação é muito boa para o Cria, porque  destaca o progresso nos resultados  desses jovens e destaca que  com a metodologia aplicada, a forma como a gente trabalha está correta”.

Os Jogos Escolares da Juventude é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e é considerado a maior competição esportiva estudantil do Brasil, sendo que em o Módulo II reuniu atletas entre 15 e 17 anos. A classificação geral  dos jogos pode ser acessada neste link.

Cria

O Cria surgiu para revelar talentos, além de proporcionar um ambiente para treinamentos orientados, permitindo a ocupação de jovens interessados. A iniciativa também serve de experiência para os alunos do curso de Educação Física, com o ambiente de treinos e a rotina de orientadores. Para quem deseja participar do projeto, os treinamentos deste ano vão até o dia 16 de dezembro  e acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras às 8h e às 14h30 na pista de atletismo da UFJF. Não há taxas e nem inscrição prévia. O retornos dos treinos para o ano que vem  está marcado para a segunda semana de janeiro.

Outras informações: (32) 2102-3281- Faculdade de Educação Física e Desportos