Apresentações são gratuitas e abertas ao público (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Apresentações são gratuitas e abertas ao público (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Mostrar que a prática da ginástica é uma atividade cultural, artística e vai além de uma modalidade esportiva são os objetivos da quarta edição do “Festival de Pernas pro Ar”. O evento ocorre nesta sexta-feira, 8 de novembro, às 19h30, no Ginásio de Esportes da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) . A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Este ano o tema do festival é “Volta ao mundo”, uma apresentação sobre os continentes do planeta, com foco nos processos históricos, sociais e culturais de cada povo. O espetáculo envolve grupos da UFJF, do Colégio de Aplicação João XXIII e de instituições públicas e privadas, locais e regionais que desenvolvem diversas modalidades da ginástica, tais como rítmica, artística, trampolim, acrobática, aeróbica, entre outras. No total serão 13 apresentações.

O festival é uma das atividades realizadas pelo projeto de extensão “De Pernas Pro Ar”. Para o professor e coordenador do projeto, Neil Franco, o evento é uma forma de mostrar que o espectador também pode praticar ginastica. “A proposta do festival não é esportiva ou competitiva, mas estamos trabalhando uma dimensão muito mais cultural de pensar na prática corporal em uma dimensão artística. Queremos estimular a atividade física por meio das apresentações.”

O projeto “De Pernas Pro Ar”

Aplicando os conceitos da ginástica geral, o projeto de extensão “De Pernas Pro Ar” atende às comunidades interna e externa à UFJF, por meio de dois grupos de trabalhos. Um deles oferece experiências no campo da ginástica, com interface com a arte para discentes e profissionais da área de Educação Física, enquanto o outro é destinado a pessoas que tenham interesses em aprender fundamentos da ginástica.

Segundo Franco, os exercícios desenvolvidos buscam criar maior vínculo entre os participantes, ampliando o contato interpessoal e a prática de atividades físicas e de lazer. “É também um espaço de pesquisa e de experimentação de vivências no campo da arte, como dança, teatro, música, que são mescladas às atividades, enfocando variadas manifestações da ginástica, proporcionando experiência na formação de grupos de caráter comunitário no sentido de promover a prática da atividade física e de lazer, com foco no processo criativo.”

Outras informações: (32) 2102-3292 – Faculdade de Educação Física e Desportos