(Foto: Arquivo UFJF)

Evento, aberto ao público, acontece no Ginásio da Faefid, nesta sexta, 6, a partir das 19h (Foto: Arquivo UFJF)

Criar um espaço para divulgação da ginástica como atividade corporal e artística em várias dimensões, promovendo a interação entre diferentes públicos, além de contribuir na formação de profissionais de várias áreas de conhecimento. Com esses objetivos, a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid-UFJF) recebe, na próxima sexta-feira, dia 6, o  II Festival de Ginástica “De Pernas Pro Ar”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no Ginásio da Faefid, a partir das 19h.

Organizado pelo projeto de extensão “De Pernas Pro Ar”, o festival está em sua segunda edição com o intuito de ser um espaço de experimentação de elementos da cultura corporal relacionados ao universo da ginástica, proporcionando aos envolvidos a oportunidade de demonstrar ao público o trabalho desenvolvido por meses. Serão apresentados diversos tipos de ginástica, como geral, acrobática, rítmica, artística, aeróbica, artes circense e demais manifestações relacionadas ao universo da ginástica.

De acordo com coordenador do projeto, professor Neil Franco, o evento receberá diversos grupos locais ligados às instituições públicas e privadas, que desenvolvem atividades voltadas na área. “Nesta edição haverá um número maior de grupos de instituições de educação formal públicas que participarão do evento. Possivelmente, várias crianças estarão pela primeira vez apresentando a um grande público seu trabalho, o que é um grande incentivo e a possibilidade de estruturação de parcerias futuras e consistentes”, conclui.

Ao todo, nove grupos irão se apresentar no Festival. Confira a  programação completa e a relação dos grupos participantes.

O projeto “De Pernas Pro Ar”

Aplicando os conceitos da ginástica geral, o projeto de extensão “De Pernas Pro Ar” atende às comunidades interna e externa à UFJF, por meio de de dois grupos de trabalhos. Um deles oferece experiências no campo da ginástica com interface com a arte para discentes e profissionais da área de Educação Física, enquanto o outro é destinado a pessoas que tenham interesses em aprender fundamentos da ginástica.

Segundo Franco, os exercícios desenvolvidos buscam criar maior vínculo entre os participantes, ampliando o contato interpessoal e a prática de atividades físicas e de lazer. “É também um espaço de pesquisa e experimentação de vivências no campo da arte, como dança, teatro, música, que são mescladas às atividades enfocando variadas manifestações da ginástica, proporcionando experiência na formação de grupos de caráter comunitário no sentido de proporcionar a prática da atividade física e de lazer, com enfoque no processo criativo.”

Outras informações: (32) 2102 3281 –  Faculdade de Educação Física de Desportos (Faefid) ou neilfranco010@hotmail.com