30842342456_1f5aac8752_z

O professor Neil coordena o projeto e destaca a importância da prática de atividades físicas por meio das várias formas de ginástica (foto: Géssica Leine/UFJF)

O projeto de extensão “De Pernas Pro Ar” promove o Festival de Ginástica Geral nesta quinta-feira, 17, às 19h, no Ginásio de Esportes da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa tem o intuito de mostrar as diversas modalidades da ginástica, através de apresentações artísticas, além de estimular a prática de exercícios físicos.

A ginástica geral tem como base a realização de atividades que envolvem  as modalidades competitivas, como ginásticas Olímpica, Rítmica, Aeróbica, esportes Acrobáticos e Trampolim. As atividades possuem também uma correlação com elementos da cultura corporal e das artes, trabalhando com danças folclóricas, exercícios com aparelhos alternativos – lenços, tambores, galões, bambus ou qualquer outro meio que não seja oficial da ginástica, além, é claro, das opções convencionais.

O evento é interinstitucional, já que conta com a participação de diversas instituições de Juiz de Fora e região. Um grupo de alunos do Colégio de Aplicação João XXIII da UFJF ficará responsável pela apresentação de Ginástica Artística e Trampolim. Já o grupo de Ginástica Geral “Nois na Fita”, da Escola Municipal Professor Heilyon de Oliveira/CAIC do Linhares, será responsável pela apresentação de ginástica em aparelhos variados.

A apresentação do grupo de ginástica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFET) de Congonhas também faz parte da programação. Outro convidado é o Grupo Artístico AbracaTrupe, que estará responsável pela exibição de Acrobacias Aéreas com tecidos e liras.

“Foi proposto, que tivesse a participação de convidados  de fora, assim o público vai ter a oportunidade de conhecer o que acontece na cidade e região, dentro do campo da ginástica. O objetivo é proporcionar que essas diversas formas da ginástica, principalmente não competitiva, estimule crianças, adultos e idosos para praticarem atividades físicas, em especial a ginástica”, afirma o coordenador do projeto e professor do departamento de Ginástica e Arte Corporal da Faefid, Neil Franco.

A entrada para o Festival de Ginástica é gratuita.

O projeto “De Pernas Pro Ar”

Aplicando os conceitos da ginástica geral, o projeto “De Pernas Pro Ar” possui dois grupos de atividades, sendo um composto por 12 alunos da comunidade externa e outro destinado aos que já possuem algum conhecimento mais específico em ginástica.

Segundo Franco, os exercícios desenvolvidos buscam criar maior vínculo entre os participantes: “as atividades que são desenvolvidas nestes grupos buscam criar um trabalho coletivo, pensando em formas integradoras para a participação de todos. É um espaço de vivência, de movimento e de criatividade que acontece neste projeto, trabalhando junto com as questões da ginástica, trazendo aspectos culturais relacionados a danças, movimentos e condicionamentos físicos, mas sempre focando na participação do grupo de forma lúdica e prazerosa.”

As oficinas para a comunidade externa acontecem nas terças-feiras e quintas-feiras, a partir das 16 horas, na sala 1 da Faculdade de Educação Física e Desportos.

Outras informações:  (32) 2102 3281 Faculdade de Educação Física de Desportos (Faefid)