Últimas provas do Enem acontecem neste domingo, dia 10 (Foto: Stefânia Sangi)

Neste domingo, dia 10, estudantes de todo país concluem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aplicadas 45 questões de Ciências da Natureza, as quais incluem as disciplinas de Biologia, Química e Física, e outras 45 questões de Matemática. A edição deste ano surpreendeu com alguns temas cobrados e, por isso, professores estão cautelosos em arriscar palpites para o domingo.

“O Enem já é complicado em termos de definição sobre o que pode aparecer no exame. Agora estamos vivendo uma situação atípica, o que dificulta tudo o que poderíamos prever anteriormente. Nas últimas edições sempre estiveram presentes temas ambientais, mas com a atual situação do Brasil, não sabemos o que esperar, talvez, temáticas mais tradicionais encontradas nos livros, seguindo o modelo dos antigos vestibulares”, avalia o professor de Biologia do Colégio de Aplicação João XXIII, Pedro Henrique Nobre.

Para a boa realização do exame, Nobre explica que o aluno deve ficar calmo e ter tranquilidade na hora de transcrever as respostas. “O Enem não costuma trazer questões complexas, mas sempre possui pegadinhas e textos grandes, onde são agregadas muitas informações. O mal do aluno nesta idade é ter uma leitura superficial e rápida, o que prejudica em um momento como este.”

Uma das provas mais temidas pelos candidatos sempre é a de Matemática. Lecionando a disciplina no Colégio de Aplicação João XXIII, a professora Camila Vieira Rabello orienta os alunos a terem foco e prestarem atenção nas questões. Ela ressalta que o Enem costuma cobrar a matemática de ensino fundamental e a de ensino médio de forma não aprofundada. “Geralmente costumam cair questões de probabilidade, análise combinatória, razão, proporção, porcentagem e estatística. O maior grau de dificuldade é responder as 45 questões em tempo hábil. O maior desafio do estudante é saber lidar com o tempo.”

Sobre as dicas para essa reta final, Camila aponta que o estudante precisa confiar no conteúdo estudado e chegar na prova com bastante foco e atenção. “Como eu disse, a maior preocupação agora é com o tempo. E, no dia da prova, é importante que o aluno se alimente bem, coma algo mais leve, leve um lanche adequado e água. No mais, é confiar em si e no que foi aprendido.”

Balanço

No primeiro domingo do Enem os participantes responderam questões relacionadas às Ciências humanas e suas tecnologias e de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Os candidatos também fizeram a prova de Redação, cujo tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” surpreendeu a muitos estudantes. 

Segundo os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aproximadamente 1,2 milhão dos mais de 5 milhões de inscritos não compareceram ao primeiro dia das avaliações do Enem. O índice de abstenção representa a ausência de 23% dos candidatos e aponta um percentual de ausências inferior ao de 2018, onde 24,9 % das pessoas inscritas não compareceram ao exame. Além disso, 379 participantes foram eliminados em todo o país por descumprirem as regras do edital.

Outro dado sobre o Enem 2019 é que 93 participantes foram afetados por ocorrências logísticas, entre elas, interrupção de energia elétrica, problemas de abastecimento de água e emergências médicas. Em casos dessa natureza, os estudantes podem solicitar reaplicação das provas entre os dias 11 e 18 de novembro. Os requerimentos podem ser feitos no site do Enem e serão avaliados individualmente.

O gabarito das provas do primeiro dia estão disponíveis e podem ser conferidos neste link. Os resultados individuais serão publicados em janeiro, ainda em data a ser confirmada.

Ingresso na UFJF

A nota no Enem é utilizada para o ingresso na UFJF e demais instituições de ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No caso da UFJF, metade das vagas é destinada ao Sisu e as demais são para ingresso por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A exceção são os cursos de Música, nos quais os candidatos devem participar de vestibular com prova de habilidade específica. Com o Enem, os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Outras informações: 

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Leia mais:

Enem começa neste domingo com provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas

Enem 2019: Professores e aluno nota mil dão dicas sobre a redação

Qual a forma mais eficiente de estudar?