Estudante deve buscar recursos para se manter calmo antes e durante a avaliação(Foto: Maria Otávia Rezende)

Mais de cinco milhões de estudantes são esperados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, dia 3. Os participantes devem acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição, onde é possível conferir os locais de provas. Em Juiz de Fora, há 17.624 inscritos, os quais devem chegar com antecedência aos locais do exame para evitar imprevistos – os portões abrem às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e são fechados às 13h. O campus da UFJF não receberá as provas este ano.

No cartão, também há o número da sala; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados. Outras informações podem ser obtidas na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Competências

Neste domingo, dia 3, serão cobradas as competências de Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; e Redação. Na próxima semana, dia 10, serão avaliadas as disciplinas relacionadas às Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática.

Segundo a professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII, Raquel Pinheiro, a expectativa é que os candidatos se deparem com uma prova densa que exige capacidade de atenção, concentração, muita leitura e energia, mental e física.

“A prova de Linguagens vem trazendo uma quantidade significativa de textos de vários gêneros, o que exige também um conhecimento mais amplo do candidato para além das questões puramente gramaticais. É preciso ter consciência de que a prova vai demandar esforço sobre a integração linguagem, códigos e tecnologias e não um a um separadamente. No meu entendimento, são partes de uma tríade de conhecimentos. No momento ideológico e político em que vivemos fica difícil estabelecer ‘previsões’, talvez tenhamos uma prova mais neutra, sem muitas reflexões ideológicas.”

Raquel aponta que o estudante deve buscar recursos para se manter calmo antes e durante a avaliação. Além disso, percebe o sono como um dos principais aliados. “Respirar, concentrar-se e ter um olhar positivo sobre si e sobre a prova, acreditando ser viável a sua realização. Também é importante fazer as questões que sabe primeiro, se surgir muita dúvida em alguma, não ficar agarrado nela, partir para outra. A prova é extensa, o tempo vale ouro.”

Temas interdisciplinares, abordando o tempo passado e o cotidiano são a aposta do professor de História do João XXIII, Juanito Alexandre Vieira, para a prova de Ciências humanas e suas tecnologias. “O Enem busca se afastar de especificidades e prioriza questões mais focadas em competências e habilidades que levam os estudantes a focar na reflexão crítica do período histórico.” Ele também dá algumas dicas para o momento do exame. “Leiam atentamente cada questão, em particular o enunciado e o texto ou imagem de suporte, priorizando as questões de resolução mais fácil e só após as demais.”

Além desses dois conteúdos, neste domingo será aplicada também a Redação. Para a professora Raquel, produzir o texto primeiro é uma boa estratégia, pois ele vale muitos pontos (até mil), e exige do candidato maior capacidade de elaboração de ideias e organização. A Redação tem um peso grande para o desempenho final do estudante e zerá-la significa estar fora da disputa pelas vagas em universidades por meio do Sisu. Por isso, o Portal da UFJF trouxe dicas de professores e de um aluno nota mil. A matéria pode ser conferida neste link.

Ingresso na UFJF

A nota no Enem é utilizada para o ingresso na UFJF e demais instituições de ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No caso da UFJF, parte das vagas é destinada ao Sisu e as demais são para ingresso por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A exceção são os cursos de Música, nos quais os candidatos devem participar de vestibular com prova de habilidade específica. Com o Enem, os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Outras informações:

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Enem 2019: Professores e aluno nota mil dão dicas sobre a redação

Qual a forma mais eficiente de estudar?