As duas apresentações melhores avaliadas de cada área de conhecimento serão premiadas (Foto: Caique Cahon/UFJF)

As apresentações dos trabalhos submetidos ao Seminário de Iniciação Científica (Semic) ocorrem nesta quinta-feira, 24, no hall do prédio da Reitoria, localizada no campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As exposições acontecem em três diferentes turnos: de 8h30 às 10h30; de 11h às 13h; e de 14h30 às 16h30. O horário de cada apresentação pode ser conferido no site do Seminário. A apresentação presencial dos projetos selecionados se dará através de pôster e deverá ser feita exclusivamente por aluno inscrito e participante de programa de Iniciação Científica.

Somente os 48 trabalhos melhor classificados na fase anterior foram selecionados para as apresentações presenciais, sendo divididos em três grandes áreas: Engenharias, Ciência da Computação e Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Premiação
As duas apresentações presenciais mais bem avaliadas, de cada uma das grandes áreas, receberão premiação e certificação específica em cerimônia na sexta-feira, 25. As avaliações presenciais serão feitas por uma comissão composta por seis membros de cada grande área relacionada, dos quais três são externos à comunidade acadêmica da UFJF. Como as inscrições para o seminário foram feitas através de vídeos e representaram peça indispensável para a seleção dos trabalhos, o vídeo que alcançar o maior número de likes no Youtube receberá menção honrosa. Além disso, todos os inscritos no Semic receberão certificado de participação.

O Semic
Realizado anualmente, o Semic busca apresentar à comunidade, tanto a acadêmica quanto a externa, os resultados das atividades de pesquisa desenvolvidas na Universidade, no âmbito dos projetos de Iniciação Científica. Contando com a participação de estudantes de graduação e do ensino médio, o evento pretende divulgar o conhecimento; fomentar o debate sobre as implicações e o valor da ciência no dia a dia da sociedade; além de reconhecer o trabalho de discentes e docentes a ela dedicados. Segundo o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa, Luis Paulo da Silva Barra, “o Semic é a oportunidade de mostrar o que está sendo feito em termos de pesquisa na UFJF para o público e para avaliadores externos. É fundamental para preparar o jovem pesquisador para uma eventual carreira científica.”

Localização dos banners e indicação dos turnos das apresentações
Regulamento Semic 2019
Retificação do regulamento Semic 2019 (publicado em 09/10/2019)
Cronogramas