Da esquerda para a direita: professora Vanessa Ferraz Almeida Neves, professora Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello, mestranda Marcela Brasil Galvão, professora Ana Rosa Picanço Moreira e professora Núbia Aparecida Schaper Santos (foto: arquivo pessoal)

Um estudo realizado no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), investigou o envolvimento das famílias na formação do leitor de literatura, nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola municipal de Juiz de Fora. A acadêmica Marcela Brasil Galvão revela que verificou também como as crianças estão inseridas no processo e como essa relação é vista pelos gestores e professores. 

Como instrumentos metodológicos para produção dos dados, a pesquisadora explica que foram realizadas entrevistas com professoras e gestoras, observação participante das reuniões de pais na escola e análise documental. “Os dados foram analisados com base na filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, compreendendo que todos esses instrumentos são situações de produção de enunciados, uma vez que todos eles são dados verbais.”

A partir das informações obtidas, Marcela revela que as relações entre as famílias e a escola transitam entre a tensão, a aproximação e o afastamento. Contudo, no que se refere à formação do leitor de literatura, ela avalia que percebeu que a escola busca meios de inovar o envolvimento e a participação das famílias, principalmente no que se refere à constituição cultural dos alunos. “Assim, afirmo que o caminho da literatura pode ser muito produtivo para a escola estabelecer interlocução com as famílias, pelo fato do discurso da literatura ser aberto à produção de sentidos múltiplos que evoca a esse leitor – produtor de sentido – a índole responsiva do sentido, que atravessa o texto literário. De acordo com Bakhtin, ‘o sentido sempre responde a certas perguntas’, sendo esse sentido infinito que difere daqueles pré-definidos. Por esse meio reside a possibilidade de uma relação dialógica.”

A professora orientadora,  Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello, ressalta que o estudo mostra como a escola e a família têm ainda um longo caminho a percorrer na construção de relações de colaboração e complementaridade, como previsto na legislação brasileira. “Entretanto, há iniciativas nesse sentido e a literatura tem uma grande potência para inspirar essas iniciativas, dada a dimensão estética da experiência com o texto literário. As observações realizadas no âmbito desta pesquisa permitem concluir que a presença de um trabalho com a literatura na escola que envolva as famílias é um meio importante de aproximação entre essas duas instituições em favor da formação dos estudantes como leitores.”

Contatos:
Marcela Brasil Galvão (mestranda)
marcela_galvao27@hotmail.com

Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello (orientadora)
hilda.micarello@uab.ufjf.br

Banca Examinadora:
Prof. Dra. Hilda Aparecida Linhares da Silva Micarello – (Orientadora – UFJF)
Prof. Dra. Ana Rosa Picanço Moreira – (Co-orientadora – UFJF)
Prof. Dra. Núbia Aparecida Schaper Santos – (UFJF)
Prof. Dra. Vanessa Ferraz Almeida Neves – (UFMG)

Outras Informações: (32) 2102-3665 – Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)