curso_de_musica_foto_generica_piano__foto_de_Caique_Cahon_UFJF

Apresentações têm início nesta 4ª e se estendem até início de dezembro (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Para democratizar o acesso do público à musicalidade erudita, o Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza uma série de recitais em quatro pontos da cidade. As apresentações começam nesta quarta-feira, 16, e são realizadas até o dia 5 de dezembro. As atividades são compostas por trabalhos de avaliação do Instituto e projetos de extensão, e promovem um momento de troca artística entre a UFJF e a comunidade. Todos os recitais são com entrada franca.

Os recitais compõem uma série de atividades que visam democratizar o acesso da música e das artes à população de Juiz de Fora e região. “A arte produzida dentro da UFJF precisa cumprir sua função social de alcançar a comunidade. É uma maneira que temos de trazer a sociedade para dentro do campus e, muitas vezes, nessas atividades, encontramos talentos para participarem dos nossos grupos de extensão e até mesmo da nossa graduação em Música”, ressalta o professor de piano, Fernando Vago.

A professora do IAD, Luane Voigan, observa que as atividades são desenvolvidas para aproximar a comunidade da UFJF. “Ao realizarmos esses recitais, buscamos promover maior contato da sociedade com a música concreta brasileira e estrangeira e com as musicalidades de contexto brasileiras. Realizamos uma troca, onde ensinamos as pessoas a terem o hábito de conhecer e apreciar a música erudita e, ao mesmo tempo, nossos alunos se relacionam com as vivências artísticas.”

Os recitais são organizados pelos professores do IAD, Luane Voigan e Fernando Vago.

16/10 – Ária e canções italianas
Local: Sociedade Filarmônica – Rua Oscar Vidal, 134, Centro.

27/10 – Operando – Edição Mozart
Horário: às 20h (antes, tem palestra do professor Rodolfo Valverde, às 19h, sobre o espetáculo)
Local: Cine-Theatro Central

30/10 – Baile de Valsas
Local:  Auditório do IAD

9/11 – Interpretação de obras para piano solo – Fernando Vago
Local: Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

21/11 – Recital de Violino e Piano – Álisson Berbert e Fernando Vago
Local: Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

22/11 – Recital de formatura da aluna de canto Cecilia Fajardo
Local: Auditório do IAD, às 20h.

27/11, 18h às 22h – Auditório do IAD
– Palestra sobre “A Extensão no curso de Música”, com o professor Ronal Silveira;
– Recital de piano com Suellio Brendo;
– Palestra com o diretor da Escola de Música e professor de piano da UFRJ, sobre a importância da extensão no ensino universitário de música, Ronal Silveira.
Local – Auditório do IAD

2/12 – Recital de encerramento das Oficinas de Música da UFJF (Apresentação da produção artística realizada pelos alunos de Teoria, Canto, Flauta, Violino, Violoncelo, Violão e Piano do projeto Oficinas de Música da UFJF)
Local: Auditório IAD

3/12 – Recital com os pianistas da UFJF – Apresentação dos alunos de Piano dos cursos de Bacharelado, Licenciatura e das Oficinas de Música da UFJF.
Local:  Auditório do IAD – Recital com os pianistas da UFJF

4/12 – Ópera “Dido e Enéas” de Henry Purcell
Local: Cine-Theatro Central.

5/12 – Recital de violino, violoncelo e piano – Fernando Vago, Álisson Berbert e Raquel Rohr. Homenagem a A. Piazzolla – O trio apresenta um programa completo de peças do compositor argentino A. Piazzolla.
Local: Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm)

(32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design