São 17 vagas, senco cinco pra baixos ou barítonos, cinco para tenores, quatro pra contraltos ou mezzo-sopranos e três para sopranos (Foto: Divulgação)

Interessados em participar do Coro Acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm até terça-feira, dia 21, para se inscrever. Ao todo, são 17 vagas, sendo cinco para baixos ou barítonos, cinco para tenores, quatro para contraltos ou mezzo-sopranos e três para sopranos. O teste de seleção será na quarta-feira, 22, às 8h, na sala 8 do Departamento de Música, do Instituto de Artes e Design (IAD). Cada candidato deverá cantar duas músicas, sendo uma peça de livre escolha e “The Splendour Falls on Castle Walls”, do compositor inglês Frederick Delius, dos compassos 1 ao 17.  

O Coro é um projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Música do IAD. Os ensaios ocorrem às quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h, na sala Maestro Francisco Valle, no próprio Instituto. As atividades são abertas ao público em geral. Um dos objetivos gerais do projeto é contribuir para a formação de referencial técnico e artístico na área de Canto Coral. Além disso, os objetivos específicos incluem a formação de um repertório coral de base, com música de concerto universalmente consagrada, e a realização de 20 concertos gratuitos de música coral, à cappella ou acompanhada, em ambientes diversificados, desde teatros até escolas públicas de periferia.

A dinâmica do Coro Acadêmico se desenvolve como uma disciplina da graduação, e há três tipos possíveis de vínculo. A primeira possibilidade é para participante voluntário, da comunidade externa, que inclui qualquer pessoa que não tenha ligação com a UFJF. Há vagas destinadas aos alunos matriculados em cursos da graduação da Universidade, sendo que estudantes do Departamento de Música ganham créditos como disciplina eletiva, e os demais ganham como opcional. O terceiro tipo de vínculo é para colaboradores, oferecido aos servidores da UFJF (docentes e técnico-administrativos em educação) que tenham carga horária dedicada ao projeto. Alunos e servidores podem optar por permanecerem como participantes voluntários.  

A metodologia é direcionada, principalmente, à abordagem técnica de cuidados com a dicção e a articulação. Os planos de ensaios são guiados pela pesquisa de mestrado “Técnicas de ensaio coral: reflexões sobre o ferramental do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca”, do coordenador do projeto, Willsterman Sottani Coelho.

Para outras informações sobre materiais e inscrições, acesse a página de seleção dos cantores.

Preencha aqui o formulário on-line de inscrição.

Outras informações: Coro Acadêmico da UFJF