Atividades são gratuitas e abertas ao público (Foto: Leonardo Marques)

O Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai sediar nesta sexta-feira, 11, uma  oficina de caderninhos e bordados e um mesão de desenho. Ambas as atividades, gratuitas e abertas ao público, pretendem fomentar o debate acerca da negritude no âmbito da instituição. A realização é do Projeto de Extensão Laboratório de Descolonização, em parceria com o Coletivo Descolônia.

“A oficina tem o intuito de desmistificar os ofícios manuais e artesanais, repensando o afastamento de afazeres perdidos durante o século passado.  O mesão parte de encontro a uma primeira ação performática realizada no 5º Sarau Dia Preto. Nessa ação se refletiu sobre o local histórico do modelo negro vivo nas artes plásticas”,  explica o estudante do Bacharelado em Artes e Design da UFJF e integrante do Coletivo Descolônia, Lucas Caetano.

A professora do IAD e coordenadora do projeto de extensão, Eliane Bettocchi Godinho, enfatiza a importância da troca de saberes entre o meio acadêmico e os movimentos sociais. “Já passa da hora da academia sair de sua ‘torre de marfim’ e mostrar seu potencial criativo e transformador para a sociedade; uma das melhores maneiras de fazer isso é aliando-se aos movimentos sociais, alimentando-os e sendo por eles alimentada.”

Sobre o  debate acerca da negritude,  a docente acrescenta que é papel da Universidade Pública garantir o acesso, a permanência e a formação das diversas populações. “Isso passa também pela inclusão da produção feita por essas diversas populações, combatendo o epistemicídio, que é o processo de deslegitimar as produções de espaços não-hegemônicos e periféricos, desmerecendo suas produções e manifestações culturais, escritas, orais, visuais, dentre outras”, avalia.

Oficineiros
A  ‘Oficina de Caderninhos e Bordado’  será ministrada por Vitória Camillo, Vanessa Gomes e Lucas Caetano. Vitória Camillo é graduanda em Turismo. Já  Vanessa Gomes e Lucas Caetano cursam o Bacharelado em Artes e Design e integram o Coletivo Descolônia. “Essa oficina foi realizada pela primeira vez na Calourada Preta da UFJF. É a primeira edição conjunta entre confecção e bordado, tem o intuito de trazer noções básicas de encadernação  e customização com técnicas práticas de bordado”, explica Caetano.

Já o ‘Mesão de Desenhos’ terá a coordenação de Renata Dorea, que é graduanda em Cinema e “artivista” afroindígena interdisciplinar. Nesta proposta, convida os participantes a vivenciarem em quilombo as poéticas negras, questionando o local do negro e sua representação.

Serviço

A  ‘Oficina de Caderninhos e Bordado’ e o ‘Mesão de Desenhos’ serão realizados nesta sexta-feira, 11, respectivamente, das  9h às 12h e das 19h às 20h30, na Sala 107, no Instituto de Artes e Design (IAD). Não é exigida inscrição prévia.

Saiba mais: Coletivo Descolônia

Outras informações: coletivodescolonia@gmail.com