Evento, aberto ao público em geral, acontece nesta quarta, das 11h30 às 14h30, no Instituto de Artes e Design (Imagem: Coletivo Descolônia)

Com a proposta de unir diversas linguagens artísticas com poética negra, acontece, nesta quarta-feira, 19, o 3º Sarau Dia Preto. O encontro é promovido pelo Coletivo Descolônia, do Laboratório Interdisciplinar de Linguagens, do Instituto de Artes e Design (IAD), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As atividades do dia são abertas ao público em geral, das 11h30 às 14h30 no pátio do IAD.

Integrando a busca por um espaço para compartilhamento de vivências e reflexão coletiva sobre o papel do sujeito enquanto negro na sociedade, o evento conta com exposições de artistas negros e interpretações de obras feitas pelos membros do Coletivo. Além disso, apresentação musical, performances, leituras de poesia e outras dinâmicas compõem a programação. Durante o Sarau, os microfones ficam abertos para os participantes se expressarem nos intervalos das apresentações.

Sobre o Laboratório
O Laboratório Descolônia trabalha com base em didáticas e poéticas afrocentradas e indianistas. O grupo de pesquisa surgiu a partir do Coletivo Descolônia, formado em 2016 por alunos e artistas negros do IAD interessados em produzir e pesquisar sobre arte africana. A produção do Laboratório busca estimular e difundir a produção artística dos alunos em diferentes linguagens de expressão, assim como possibilitar o contato e a troca de saberes sobre arte afrocentrada e artistas negros que tenham sua poética visual inspirada em sua condição racial.

Laboratório Descolônia

Página do evento no Facebook