Mostra retrata projeto entre os anos 1999 e 2006, sendo retomado em 2016 até os dias atuais (Foto: Gustavo Tempone)

Em meio à diversidade de sorrisos, cores, brincadeiras e lembranças de uma iniciativa que aproxima a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) da comunidade, está em exposição no Fórum da Cultura “Domingo no Campus: a Universidade é sua!”. Com a solenidade de abertura realizada nesta segunda-feira, 7, o momento registrou, não apenas um reconhecimento ao projeto de extensão desenvolvido na Universidade, mas a emoção dos integrantes de uma ação pioneira e inclusiva.

Em quadros espalhados com diversos momentos de comunhão com a comunidade, a exposição traz registros marcantes, contando parte de uma ação realizada em dois momentos: entre os anos 1999 e 2006, sendo retomado em 2016 até os dias atuais.

O diretor do Fórum da Cultura, Flávio Lins, abriu a solenidade dando boas-vindas à exposição que representa resistência e acolhimento. “Essa casa é responsável por muitas histórias de afeto, carinho e amor. Ao olhar essas fotos do Domingo no Campus, vemos a representação exata desses sentimentos. Nós agradecemos por poder receber essa mostra com tanto significado emocional”.

“Há anos, quando a Universidade não era inclusiva, a UFJF era depredada pela comunidade ao entorno, pois os moradores não se sentiam pertencentes ao espaço. Em uma iniciativa visionária, a reitora à época, Margarida Salomão, percebeu essa questão e iniciou o Domingo no Campus. Nunca mais a Instituição foi destruída porque a comunidade passou a se sentir pertencente”, contou o diretor de Imagem Institucional, Márcio de Oliveira Guerra. Além disso, reviveu histórias de afeto e deu exemplos do quanto o projeto representa generosidade e acolhe a sociedade.

Histórias de afeto e acolhimento

Domingo no Campus é coordenado pelo professor Márcio Guerra e vinculado ao Programa Boa Vizinhança, da Pró-reitoria de Extensão (Foto: Gustavo Tempone)

Guerra lembrou de histórias sobre as múltiplas vivências presenciadas ao longo da atuação do Domingo no Campus, onde muitas pessoas tiveram as vidas transformadas pelo carinho e dedicação dos profissionais integrantes do projeto. “A atividade abraçou de forma extraordinária os participantes. O espaço se tornou democrático e acolheu a todos, independente das diferenças. Eu não posso deixar de agradecer à deputada federal Margarida Salomão pelo apoio incondicional durante o seu reitorado e, atualmente, com a manutenção da iniciativa por meio das emendas parlamentares. Hoje, temos também um reitor e uma vice-reitora que apoiam e acreditam que a UFJF é um espaço para todos.”

Revivendo boas lembranças do Domingo no Campus, o professor da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), Marcelo Matta, conta sobre o processo de formação oferecido aos participantes. “Nós vemos essas pessoas sendo alimentadas de cultura artística e esportiva. Muitas crianças, agora são adultas, e foram tratadas com dignidade na nossa Universidade. As pessoas passaram por nós, se formaram e isso precisa ser reconhecido. Nós precisamos de uma universidade que seja aberta, diversa e inclusiva.”

Continuidades
Atualmente, a proposta da iniciativa visa a continuar perpetuando as histórias, dar sequência ao tratamento igualitário e oferecer um espaço democrático para a troca de saberes. A organizadora das atividades, Ana Paula Dutra, reitera sobre os objetivos do Domingo no Campus. “Nossa intenção é incluir e popularizar o lazer para todas as crianças e adultos. Nós buscamos levar uma formação para quem não possui, mas isso não é excludente. Na verdade, reforça nosso papel de dividir, compartilhar e mostrar que a UFJF pode vir a ser a casa deles também. Trabalhamos com coisas simples, mas o resultado é visto quando as crianças de ontem, trazem os filhos nos eventos de hoje.”

A contadora de histórias, Tia Nilcéia, prestigiou o evento e reforçou a importância de se acreditar nos sonhos. De uma forma poética, apresentou uma narrativa e finalizou com uma mensagem que diz: “Quando acreditamos na força que temos para compartilhar com o próximo, não poderíamos esperar menos dos resultados.” Também presente, o representante da deputada federal Margarida Salomão, Richard Tavares, apontou que em momentos obscuros é fundamental que haja engajamento para transmitir ao próximo o que a Universidade pública oferece de melhor. “A UFJF tem uma função social muito grande. Nossa obrigação é dividir tudo o que ela oferece com a nossa sociedade.”

A exposição
As fotos que compõem a exposição propõem um resgate do projeto com forte impacto para a sociedade, especialmente para os moradores do entorno, agregando diversos públicos em um espaço aberto, seguro e com estrutura adequada. 

O Projeto de Extensão Domingo no Campus é coordenado pelo professor Márcio de Oliveira Guerra, e é vinculado ao Programa Boa Vizinhança da Pró-reitoria de Extensão, fomentado com recursos de Emenda Parlamentar da Deputada Federal Margarida Martins Salomão.

Período de visitação:

7/10 a 11/10/2019, das 10h às 19h.

13/10 (domingo) – 9h às 15h.

O Fórum da Cultura fica localizado na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro.

Outras informações: (32) 3215-3850 ou forumdacultura@gmail.com