Os pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Fernando Lima, do Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia (DPRT) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Lílian Pinto da Silva, professora associada do Departamento de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Musculoesquelética da Faculdade de Fisioterapia, foram aprovados em edital do Programa de Professor Visitante no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
“Grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal”
Com destino a Universidade Estadual da Pensilvânia, Fernando Lima trabalhará com pesquisadores que são referência em sua área. “As expectativas são imensas. A instituição é um centro de pesquisa renomado no mundo todo, principalmente na área de arquitetura e urbanismo. É uma grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal”, revela.
Lima pesquisa Desenvolvimento Orientado pelo Transporte (DOT) – um dos principais paradigmas de planejamento urbano sustentável da atualidade – cujos princípios serviram de base para seus estudos. Em sua tese de doutorado, o professor elaborou um sistema de algoritmos que visam aprimorar a lógica urbana, permitindo quantificar objetivamente e otimizar alternativas para configurações urbanas de determinada área.
Segundo o pesquisador, um dos seus objetivos é estreitar os laços entre a UFJF e a Universidade Estadual da Pensilvânia, por meio de intercâmbio de alunos e professores. “A ideia é costurar algumas oportunidades de intercâmbio para os nossos alunos e levar talvez alguns dos nossos colegas para palestrar lá e ao mesmo tempo, trazer pesquisadores de lá para cá. Acho muito importante para a internacionalização e para o crescimento da visibilidade de nossa instituição no exterior“, aponta.
Consolidação e expansão da colaboração internacional
Lilian Pinto já viaja para o Canadá em outubro deste ano. Com destino a University Health Network – Instituto de Reabilitação de Toronto, a pesquisadora dará continuidade a sua pesquisa: “Estratégias para educação em saúde em Reabilitação Cardíaca e Diabetes: expandindo colaborações entre Brasil e Canadá”. Um dos objetivos é melhorar a vida de pessoas que vivem com diabetes e pré-diabetes no Brasil, através de um estudo sobre a eficácia de uma intervenção educacional sistematizada, baseada no currículo de educação em saúde do Programa de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular da University Health Network.
De acordo com a pesquisadora, a oportunidade propicia consolidação e expansão da colaboração internacional existente entre a equipe de pesquisadores com a qual trabalha no Brasil – incluindo alunos de pós-graduação – e a equipe de pesquisadores liderada pelo Dr. Paul Oh na University Health Network. “Esta experiência será importante para aprimorar minha experiência na linha de pesquisa pretendida e para a abertura de novas possibilidades de intercâmbios docentes e discentes da UFJF, visto que a University Health Network é uma das maiores redes de pesquisa na área de saúde no mundo, especialmente na área de reabilitação”, destaca.
Sobre o Programa
O Programa de Professor Visitante no exterior visa oferecer bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado. Tem como público-alvo pesquisadores e/ou docentes doutores com vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa com reconhecida produtividade científica e tecnológica que tenham programas de pós-graduação nas respectivas áreas do conhecimento.
O Programa tem como objetivos específicos incentivar a criação de parcerias e contribuir para o estabelecimento e manutenção do intercâmbio científico por meio da contínua formação dos docentes e pesquisadores inseridos nas diversas áreas de pesquisa no país. Além disso, também busca desenvolver os centros de ensino e pesquisa brasileiros com o retorno dos pesquisadores e ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior.
Segundo o edital, um dos focos do Programa é “ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência e proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.”