Os 20 participantes vão aprender a construir um discurso fotográfico, além de debater os impactos da emigração em Valadares. (Foto: Sebastião Junior)

Você tem uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, mas não consegue unir as duas na hora de transmitir uma mensagem? Estão abertas as inscrições para o módulo intermediário da “Oficina de Fotografia: Técnica, Linguagem e Subjetividade”. Podem se candidatar a uma das 20 vagas estudantes, servidores e comunidade externa. Não é necessário ter participado da etapa inicial do curso para se inscrever, basta apenas ter um conhecimento prévio sobre fotografia, que será avaliado por meio de fotos – entre três e cinco – que o interessado precisa anexar ao formulário de inscrição.

Nesta segunda fase, além de ensinar os participantes a construir discursos utilizando a linguagem fotográfica, a oficina é focada em um assunto relevante para a região: a emigração internacional. Ao longo das aulas – que começam dia 25 deste mês e vão até 16 de outubro próximo – os participantes vão debater os impactos do fluxo migratório em Valadares e produzir trabalhos sobre o tema. Essas produções vão compor uma exposição fotográfica que será exibida na 4ª Mostra de Extensão, que acontece em 30 de outubro, durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF-GV.

O curso é promovido por “UFJF-GV na Rota Cultural”, um projeto de extensão do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora voltado para a interação e o diálogo da instituição com a sociedade por meio da valorização dos conhecimentos tradicionais, populares e artísticos.

O primeiro módulo do curso abordou os princípios básicos da fotografia. (Foto: Sebastião Junior)

O módulo iniciante da oficina terminou na última quarta-feira, 11. Cerca de 20 pessoas participaram e aprenderam técnicas básicas de composição de imagens, o uso da luz e sobre como usar esses conhecimentos e linguagem para construir narrativas. As aulas do curso são ministradas pelo fotógrafo e jornalista Ricardo Alves.