O Núcleo de Investigação Músculo-Esquelética (NIME), grupo de pesquisa do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), firmou parceria com o Valadares Esporte Clube para fazer a avaliação dos atletas das categorias de base.

Garotos entre 13 e 18 anos passam por avaliações de força, potência, tempo de reação e corrida em campo. O objetivo é obter dados biomecânicos que possam servir de parâmetros para o monitoramento do treinamento e também direcionamento da necessidade de cada atleta individualmente.

“Nós avaliamos os atletas, repassamos essas informações para que sejam feitos direcionamentos considerando a individualidade de cada um. Assim é possível buscar a melhoria do desempenho dos atletas em campo e potencializar suas habilidades”, destacou o professor Alexandre Barbosa, coordenador do NIME.

As avaliações são feitas semanalmente, às quartas feiras, 18h, no campo do Valadares Esporte do Clube. Além de trabalhar com atletas da base, o NIME já realizou a avaliação de atletas de todo o time profissional.

As pesquisas não só beneficiam o clube como também possibilita um banco de dados importante para futuras comparações e possíveis trabalhos de iniciação científica ou mesmo de mestrado.