Interessados em participar do I Congresso Internacional Gestão dos Patrimônios da Humanidade urbanos: desafios e riscos da preservação” e “I Simpósio Internacional de Patrimônios da Humanidade Mineiros no Contexto Internacional” têm até a próxima sexta-feira, dia 13, para se inscrever. O evento acontecerá entre os próximos dias 17 e 20, no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de  Fora (UFJF).

A proposta do evento é ampliar as perspectivas sobre o estado da preservação dos patrimônios urbanos da humanidade chancelados atualmente. O congresso foi pensado em torno das crescentes demandas para uma maior compreensão acerca das dinâmicas, discursos e práticas para a preservação dos patrimônios, principalmente por conta das ameaças em torno de sua manutenção e conservação. Um dos pilares do simpósio será o debate em torno destes monumentos no Estado de Minas Gerais.  

A programação conta com a presença de profissionais de referência nacional e internacional na área. Entre as discussões propostas, serão debatidos temas como os desafios e riscos da preservação de cidades patrimônio da humanidade e a experiência brasileira na gestão dos patrimônios. Durante o evento haverá, ainda, apresentações artísticas e lançamento de livros que abordam a temática.

Para o professor do Departamento de História da UFJF e coordenador do  Laboratório de Patrimônios Culturais (Lapa), Marcos Olender, o evento é uma oportunidade para se realizar um intercâmbio de informações e possibilidades entre a Universidade e profissionais de outros países e regiões do Brasil. “Hoje nós temos no país cerca de 22 patrimônios culturais mundiais, sendo 12 deles urbanos. São bens singulares que têm uma importância enorme para a cultura da humanidade. Quando nós temos convidados de outros países, como é o caso do nosso evento, nós estamos demonstrando que há uma possibilidade de solidariedade internacional para estes monumentos, o que agrega muito para o nosso conhecimento.”     

Tanto o congresso quanto o simpósio são organizados pelo Laboratório de Patrimônios Culturais (Lapa), do curso de História da UFJF; pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Incomos); pelo grupo de pesquisa Patrimônio e Relações Internacionais e pelo Centro de Conservação da Memória (Cecom).

Outras informações: (32) 2102-3109 (Departamento de História-UFJF)