Atividade foi realizada no Centro Cultural Nelson Mandela (Foto: Bruna Souza)

O Centro Cultural Nelson Mandela foi palco na noite desta quinta-feira, 5, da exibição do curta “A Bicicleta do Vovô”, de Henrique Dantas (2012). A apresentação organizada pelo projeto Cine Acadêmico integra a programação da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que, neste ano, conta com a participação do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora.

De acordo com Bráulio Magalhães, professor do Departamento de Direito da UFJF-GV e responsável pela realização da Mostra em Governador Valadares, “A Bicicleta do Vovô” fomenta a reflexão sobre a relação entre as pessoas, mais especificamente entre idosos e crianças. “É interessante notar como que as vezes a gente subestima o papel e conhecimento que a criança possui para lidar com certas dificuldades, sobretudo relacionadas às limitações dos idosos”.

A exibição foi seguida por uma discussão sobre o tema. Representantes da comunidade externa e da comunidade acadêmica da UFJF-GV destacaram que a relação tão próxima entre os protagonistas do curta se contrapõe ao cenário de afastamento e solidão provocado atualmente pelas novas tecnologias. “A tecnologia tem provocado o afastamento entre as pessoas, sobretudo em relação àquelas de geração anteriores, que possuem dificuldade muito grande de conversar com pessoas que hoje estão muito presas a essas ferramentas tecnológicas”, ressaltou Magalhães.

Durante o segundo semestre de 2019 serão agendadas outras exibições de curtas contemplados pela Mostra de Direitos Humanos.  A próxima obra já tem data e local de apresentação. No dia 13 de setembro, sexta-feira, às 10h, a sala B102 do Pitágoras receberá a exibição do curta “Era Um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones”.