Professor Bráulio Magalhães conversa com os participantes da Mostra (Foto: Ivan Bretas)

A apresentação do filme “À Espera”, de Nivaldo Vasconcelos e Sônia André, marcou a abertura da 12º edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, realizada na última sexta-feira, 24, em Governador Valadares.

O curta que retrata os casamentos prematuros em Moçambique, onde 39% das meninas se casam antes dos 15 anos com homens mais velhos, emocionou os cerca de 50 estudantes do curso de Medicina da UFJF-GV que acompanharam a exibição do filme.

De acordo com Bráulio Magalhães, professor do Departamento de Direito da UFJF-GV e responsável pela realização da Mostra em Governador Valadares, os estudantes apresentaram uma série de questionamentos e reflexões durante a roda de conversa realizada após o filme com a participação da professora Maria Gabriela Parenti Bicalho, do Departamento de Medicina; e Flávia Carvalho, produtora cultura da UFJF-GV.  “Houve muita emoção durante e após o filme. Houve uma sensibilização muito grande e isso é ótimo, porque a Medicina não é só o tecnicismo, temos que despertar a sensibilidade e a dimensão humanista nos futuros profissionais de todas as áreas”, destacou Bráulio.

Atividade contou com ampla participação dos estudantes (Foto: Ivan Bretas)

Durante o segundo semestre de 2019 serão agendadas várias exibições de, ao todo, sete curtas contemplados pela Mostra. De acordo com o professor Bráulio Magalhães, as apresentações podem ser feitas em qualquer espaço de Governador Valadares.  “Até novembro pretendemos utilizar os sete documentários em todos e quaisquer espaços da cidade: associações comunitárias, escolas, outras universidades, grupos de organização social, entre outros. Além disso, estes documentários ficarão como patrimônio da própria UFJF-GV, demonstrando a importância de trazer esta iniciativa para nossa cidade e universidade”.

Além do filme “À Espera”, fazem parte da mostra as seguintes obras: “A Rua é NÓIZ”, de Eduardo Cunha Souza e Pedro Cela; “Nós”, deThiago Simas; “Heróis”, de Cavi Borges; “A Bicicleta do Vovô”, de Henrique Dantas; “A Câmera de João”, de Tothi Cardozo; e “Era Um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones”, de Rosana Cacciatore, Elias Norberto da Silva, Juana Morais, José Guntin Rodriguez, Maurício Nunes e Sandro Livramento. As datas e locais das apresentações serão sempre divulgados em nosso site. Acompanhe!

A participação da UFJF-GV como instituição parceira na exibição dos materiais da Mostra é resultado da parceria entre o Cine Acadêmico e os Departamentos de Direito e Medicina da Universidade.