Frases otimistas estão espalhadas pelo campus sede (Foto: Gustavo Tempone)

Com o objetivo de promover reflexões, o mês de setembro é marcado, desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), como o mês de conscientização e prevenção ao suicídio, movimento conhecido como Setembro Amarelo. Pensando nisso, o grupo Acolhe, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza uma série de atividades relacionadas ao tema. O grupo promove três rodas de conversa nesta quinta-feira, dia 5, e nos dias 12 e 26 deste mês, com participação gratuita e sem necessidade de inscrição. Todos os encontros ocorrerão às 13h30 na Faculdade de Educação (Faced), na sala multiuso, no quarto andar. 

O Grupo Acolhe é um grupo interdisciplinar coordenado pelos seguintes professores da UFJF: Juliane Fonseca, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Carlos Mourão, do Instituto de Ciências Biológicas; Fábio Carbogim, da Faculdade de Enfermagem; e Sandrelena Monteiro, da Faculdade de Educação. Voltado para o ensino, pesquisa e extensão, o grupo discute valores inclusivos na Universidade ante as adversidades da vida acadêmica, tratando sobre fatores de adoecimento e suas respectivas ações protetivas. O grupo é aberto a toda a comunidade acadêmica, assim como as atividades que promove, e por ainda ser um projeto iniciante, destaca-se a necessidade de mais professores dispostos a participar e contribuir com novas ideias e pontos de vista.  

Campanha de atenção à vida

A primeira das atividades, a “Campanha de Atenção à Vida”, aconteceu na manhã do dia 31 de agosto, sábado, ministrada pelo grupo Acolhe, que se reuniu no campus da Universidade e confeccionou uma série de frases e citações positivas retiradas de poemas, músicas e autores estudados, e as colocaram em garrafas pet transparentes. Além dos membros fixos do grupo, alunos de diversas áreas contribuíram na confecção, incluindo estudantes do ensino médio. As garrafas foram distribuídas e amarradas em lugares estratégicos da instituição, como na entrada da reitoria, pontos de ônibus, praças de convivência e a entrada do RU, por exemplo. A intenção é que elas permaneçam no campus por todo o mês de setembro, surpreendendo aqueles que as encontrem.

A professora Sandrelena Monteiro, uma das quatro coordenadoras do grupo Acolhe, acredita ser “fundamental pesquisar, estudar e propor espaços e tempos de reflexão com a possibilidade de se tomar consciência de como você se encontra diante da vida.”  

Além disso, o grupo Acolhe também fará participações na Semana de Engenharia, que ocorre dos dias 16 a 20 de setembro. A convite do próprio Diretório Acadêmico, o grupo contribuirá com oficinas e palestras voltadas aos estudantes do curso. 

Outras informações: (32) 2102-3653 – Faculdade de Educação