Vinte cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dos dois campi, serão avaliados pela edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). As provas serão aplicadas no dia 24 de novembro.

A participação no Enade é obrigatória para estudantes que irão se formar entre os dias 1º de setembro de 2019 e 31 de julho de 2020, nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo; Educação Física (Juiz de Fora e Governador Valadares); Enfermagem; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica e habilidades; Engenharia Mecânica; Farmácia (JF e GV); Fisioterapia (JF e GV); Medicina (JF e GV); Medicina Veterinária; Nutrição (JF e GV) e Odontologia (JF e GV).

Segundo a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, o Enade é um importante indicador da qualidade dos cursos e compõe o conceito institucional. “A Diavi tem realizado reuniões com as coordenações para incentivar a aplicação dos resultados desta e de outras avaliações na melhoria dos cursos. Através do exame e dos questionários do estudante, cada curso pode realizar, nos colegiados e nos núcleos docentes estruturantes, uma análise dos projetos pedagógicos e das condições gerais, como infraestrutura, corpo docente e oportunidades de formação”, afirma.

A inscrição dos estudantes é de responsabilidade dos coordenadores de curso, que têm até o dia 30 de agosto para efetuá-las. Todos os concluintes, entretanto, deverão preencher um cadastro de informações e responder ao Questionário do Estudante, entre os dias 2 de setembro e 21 de novembro.

Os alunos que necessitarem de atendimento específico, especializado ou fazer a prova com nome social devem fazer o pedido on-line. Todos os procedimentos são feitos exclusivamente pela internet, através do Sistema Enade.

O estudante inscrito que não comparecer ao Exame ou deixar de preencher o Questionário do Estudante fica em condição irregular junto ao Enade, sendo impedido de colar grau e de receber o diploma.

Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é componente curricular obrigatório. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal, para cada área do conhecimento.

O objetivo do Exame é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Esses resultados, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), conforme legislação específica. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Confira a íntegra do Edital do Enade 2019

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional