Inscrições devem ser feitas on-line até o dia 27 de setembro (Foto: Pixabay)

Dizem que política e religião não se discutem, mas ao contrário do senso comum, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PPCir) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acredita que a reflexão embasada em pesquisas é capaz de promover um debate transformador. Nesta diretriz acontece, entre os dias 8 e 10 de outubro, o IV Congresso Nacional de Ciência da Religião (Conacir) que, neste ano, aborda o tema “Religião e Democracia: desafios no espaço público”.

O presidente do evento, professor Emerson José Sena, comenta sobre a importância do debate. “É necessário compreender a relação entre religião e política diante do avanço das pautas regressivas e do neoliberalismo que ferem a educação pública; os direitos humanos; as minorias sociais e sexuais; o meio ambiente; a solidariedade; e a previdência social”. Segundo o pesquisador, o Brasil possui um panorama social e político marcado pelo avanço de alguns grupos religiosos que se tornaram poderosos e avançam sobre o espaço público e político.

O congresso é organizado anualmente pelos alunos do PPCir e visa a reunir pesquisadores da área e também de áreas ligadas direta ou indiretamente ao tema, estimulando as produções e reflexões sobre assuntos ligados à religião. A programação inclui palestras, minicursos, conferências e grupos de trabalho (GTs), eventos nos quais serão promovidas reflexões sobre o desafio de conceber a conciliação entre religião e política em um panorama social marcado por lideranças religiosas no parlamento brasileiro.

Sena destaca a pluralidade do Conacir, que é aberto para qualquer pessoa, independente de crença e posicionamento político. “O congresso será importante para todas as pessoas que estejam dispostas ao diálogo e desejam entender os problemas e as questões que envolvem religião, política e democracia no Brasil de hoje”.

O doutorando em Ciências da Religião e integrante da organização do evento, Rafael Bertante, comenta que “a reflexão sobre as consequências da relação entre religião e política passa a ser urgente e necessária, uma vez que essas decisões afetam diretamente o povo brasileiro. Precisamos pensar quais têm sido os desafios no espaço público frente às demandas religiosas, considerando que temos visto uma bancada religiosa fundamentalista no Congresso Nacional.”

Segundo Bertante, além de ser um evento acadêmico, essa é uma forma de oferecer à sociedade assuntos pertinentes e de interesse público, principalmente pelo fato de que, neste caso, a discussão abarca, sobretudo, a liberdade religiosa, sem nenhuma imposição. “Observando o crescimento dessas bancadas é preciso discutir a relação da religião com esse espaço, com a democracia e a oportunidade dessas vozes falarem sem impor ao restante da população suas crenças, mas sim, criar um espaço para debater. Essa é a democracia, onde todos têm o seu espaço sem prejudicar outros.”

Além de buscar discutir e compreender a relação entre religião, política, direitos humanos, criminalidade e violência de gênero, o evento, em sua quarta edição também promoverá atrações culturais, como o lançamento de um livro; apresentações artísticas; e uma exposição fotográfica (fotógrafos poderão inscrever suas fotos que possuam relação com o tema até o dia 30 de agosto para serem expostas).

A submissão de trabalhos pode ser feita até o dia 12 de agosto de acordo com as especificações previstas no edital; inscrições devem ser feitas on-line até o dia 27 de setembro, o investimento varia de R$ 10 a R$ 75.

Outras informações: Facebook do Conacir ou Site do evento, ou pelo e-mail: ivconacir.2019@gmail.com