As 14 obras refletem a diversidade e acesso na produção acadêmica sobre religião (Foto: Canva)

Refletindo a diversidade de temas e abordagens que caracterizam o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR), 14 títulos serão apresentados coletivamente por docentes e discentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta quinta-feira, 4, às 19h, no Auditório 1 do Instituto de Ciências Humanas (ICH). O lançamento acontece na ocasião da aula inaugural do curso. Todas as obras podem ser acessadas on-line, gratuitamente, e baixadas em formato PDF.

O pesquisador André Musskopf, coordenador do Selo Editorial Estudos de Religião, conta que as obras selecionadas pelo Colegiado do Programa foram indicadas por aqueles que o compõem como “tentativa de abranger, tanto em termos de temáticas quanto em termos de autoria, a diversidade do próprio programa”. Entre os 14 títulos, que se dividem entre as três linhas de pesquisa do PPCIR – sendo elas Religião e Cultura, Filosofia da Religião e Tradições Religiosas e Diálogo –, encontram-se coletâneas de artigos e obras autorais de grupos de pesquisa, docentes e discentes da pós-graduação. Juntos, tais títulos representam a primeira leva de editorações desde a aprovação pela Editora UFJF do Selo Estudos de Religião em 2021, que, ao longo de 2022, foi regulamentado pelo PPCIR.

De acordo com o coordenador, “o objetivo do Selo é incentivar, selecionar e dar suporte à produção acadêmica”, além de “dar legitimidade tanto para o Departamento de Ciências da Religião, mostrando o trabalho que tem sido feito na UFJF, quanto para o campo mais amplo dessa ciência no Brasil, que não possui muitos cursos e departamentos em universidades públicas”.

De Lilith à pastoral indigenista: pesquisas estão disponíveis gratuitamente

Os livros estão disponíveis para download gratuito. Clique na imagem para ter acesso

Para a doutoranda Giovanna Sarto, autora do livro “Revisitando o mito de Lilith: Um estudo sobre a indecência e libertinagem em diálogo com a teologia queer de Marcella Althaus-Reid”, essa é uma forma de retribuir para a sociedade civil um pouco do investimento que a universidade fez em seu trabalho e formação: “publicando pela própria universidade há o compromisso de fortalecer também o trabalho do próprio Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF, e aí garantimos que pessoas para fora da nossa bolha tenham contato com as nossas pesquisas de forma gratuita e livre. Eu acho que esse é um ganho imenso para todo mundo.”

Sarto interpreta, ao longo de seu livro, as diferentes visões sobre a personagem mitológica Lilith e, por meio dele, reitera a principal contribuição da sua pesquisa, que, de acordo com ela, “é mostrar que o símbolo religioso tem uma importância não só discursiva, mas real, porque é uma linguagem que constrói a realidade de muitas pessoas e que pode ser tanto um exemplo positivo quanto negativo de comportamento e de conduta”.

Para a professora Maria Cecília Simões, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, esse é um momento de gratificação e realização pessoal. “Hoje, sou professora no PPCIR, mas fui aluna do Programa e defendi minha tese de doutorado nele também”, relembra. Seu livro, intitulado “Missão e Militância: Identidade e Mediação Cultural na Pastoral Indigenista”, é a versão atualizada da tese mencionada acima e seu tema já a acompanha desde o início de sua formação acadêmica.

“Quando eu fazia iniciação científica, acompanhando professores em áreas indígenas, a variedade da presença missionária nessas regiões já era algo que me chamava a atenção, em especial a pastoral indigenista católica, que, hoje, faz um trabalho um pouco diferenciado, com uma postura mais progressista e culturalista, ainda com contradições internas e questões que a minha tese aborda, por exemplo.”

Você pode acessar as obras de Giovanna Sarto e Maria Cecília Simões, bem como as outras 12 obras publicadas, através do site, onde estão disponíveis para download gratuito.

UFJF: pioneirismo e excelência em Ciência da Religião

Segundo o coordenador do PPCIR, Frederico Pieper, o Departamento de Ciência da Religião se destaca como pioneiro na América Latina no estudo do tema. Além disso, os programas de mestrado e doutorado vinculados a este departamento, criados em 1993 e 2000, respectivamente, foram os primeiros cursos de pós-graduação stricto sensu da UFJF e também se estabeleceram como pioneiros entre as universidades públicas brasileiras.

O mestrado e o doutorado em Ciência da Religião foram os primeiros cursos de pós-graduação stricto sensu da UFJF (Foto: Stefânia Sangi)

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião mantém o conceito 5 na CAPES desde a avaliação acadêmica de 2001. Juntamente com as atividades de ensino, o programa vem incentivando a produção científica dos docentes e discentes com a afirmação dos Núcleos de Pesquisa Núcleo de Estudos em Filosofia da Religião (Nefir), Núcleo de Estudos em Religião e Mística Comparada (Nemic) e Núcleo de Estudos em Religião, Cultura e Sociedade (Nercs), bem como as revistas Numen e Sacrilegens.

Ainda de acordo com Pieper, o departamento foi criado na década de 1970 e o curso vinculado ao mesmo chegou a ser suspenso por volta de 1977. “Foi, na verdade, proibido abrir um novo vestibular por pressão da arquidiocese aqui da cidade que entendia que havia um curso de religião que não estava sob a supervisão do clero e também por setores positivistas da universidade que achavam que religião não é algo que se deveria estudar.”

No entanto, o curso acabou voltando e, no início da década de 90, se fortaleceu com a contratação de novos professores. Em 1991, o Departamento de Ciência da Religião começou sua experiência de pós-graduação com um curso lato sensu (de especialização). Conforme Pieper, essa é a única especialização gratuita da universidade.

Outras informações:

Selo Estudos de Religião

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR)

Instituto de Ciências Humanas (ICH)