Os alunos do curso de Especialização em Relações de Gênero e Sexualidades: perspectivas interdisciplinares, da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promovem a partir desta terça-feira, dia 9, o “Esquenta Semana Rainbow”. Diversas atividades estão programadas até o próximo domingo, 14, tais como palestras, manifestações artístico-culturais, exibição de filmes, dentre outras. A participação é gratuita e aberta ao público em geral.

O objetivo da ação é conferir  visibilidade e representatividade à comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexos (LGBTI+), e também  divulgar a III Semana Rainbow da UFJF, que será realizada entre os dias 7 e 18 de agosto. O “Esquenta Semana Rainbow” é produto da avaliação final da disciplina “Homossexualidades, turismo e festividades”, ministrada pelo professor do Departamento de Turismo da UFJF, Marcelo do Carmo,  no curso de especialização.

A importância do evento é começar a discutir desde já a ocupação dos espaços públicos pela comunidade LGBTI+, o combate às violências, a inserção no mercado de trabalho, a geração de renda e a cultura, que sempre foram pontos importantes para a comunidade LGBTI+ (Bruna Rocha)

“A importância do evento é começar a discutir desde já a ocupação dos espaços públicos pelo comunidade LGBTI+, o combate às violências, a inserção no mercado de trabalho, a geração de renda e a cultura, que sempre foram pontos importantes para a comunidade LGBTI+. Com isso nós pretendemos, durante toda esta semana, promover eventos que vão falar dessas temáticas. O objetivo é ir fomentando desde já o que vai acontecer na III Semana Rainbow no mês de agosto”, explica a aluna do curso de Especialização em Relações de Gênero e Sexualidades, Bruna Rocha.

A avaliação é compartilhada pelo professor Marcelo do Carmo. “O objetivo maior é manter essa pauta, sobre o acolhimento e a inclusão da comunidade LGBTI+, não somente durante o mês do agosto, mas em todo o período. Tenho que ressaltar também que o evento é mais uma das ações das políticas afirmativas da Universidade. Não é uma ação isolada, mas sem dúvida é a continuação do trabalho que já vem sendo realizado pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), bem como por toda a UFJF”, destaca Carmo.

Confira as atrações do “Esquenta Rainbow”

Nesta terça-feira, 9, a partir das 19h, na sala Paulo Freire, a Faculdade de Educação (Faced) sedia o evento “Sopro pela vida: debatendo a violência contra LGBTI+”. Na ocasião,  será exibido o documentário “Borboletas da Vida”, que aborda as múltiplas violências sofridas pela população de travestis e gays no subúrbio carioca. Também haverá apresentação do projeto piloto do Núcleo de Atendimento e Cidadania LGBTI+ de Juiz de Fora, inspirado no Núcleo de Atendimento e Cidadania à População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (NAC/LGBT), que opera em âmbito estadual.

No dia 10 de julho, um “Encontro pela Diversidade”, com o tema São João, será realizado na Casa de Cultura, na Avenida Rio Branco 3.396, no bairro Alto dos Passos, a partir das 19h.  A proposta é discutir questões sobre trabalho e geração de renda junto à comunidade LGBTI+, sem perder de vista o clima de festa. A iniciativa é uma parceria da Semana Rainbow com a Pró-reitoria de extensão da UFJF, o  Núcleo de Assessoria à Sociedade Civil Organizada (Nasco) e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop).

No dia 11 de julho, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), a partir das 19h, um “Sarau LGBTI+” vai  celebrar a liberdade e a diversidade, com programação que reúne poesia, música, performances e outras manifestações artísticas. Além das apresentações, o evento terá ainda feirinha de artesanato, e cortes de cabelo e barbearia a preços populares.

Na dia 12 de julho, no Anfiteatro 2 do ICH, às 19h, a atração será um cinedebate, com a exibição de trechos da série audiovisual “LGBT+60: Corpos que Resistem”,  do projeto #Colabora. A produção, idealizada pelo jornalista Yuri Fernandes, narra as vivências de idosos e idosas LGBTI, com a participação de nomes importantes da militância nacional.  Após a exibição do material, haverá um debate com o jornalista.

No dia 14 de julho, a partir das 10h, na Praça Cívica do campus, será realizado o piquenique Esquenta Rainbow. Aberto à comunidade e organizado de forma colaborativa, o piquenique pretende integrar os participantes, a organização do evento, a comunidade e quem mais quiser, em tom de celebração, inclusão e diversidade.

Todas as atividades do “Esquenta Semana Rainbow”, que começa nesta terça-feira, 9, e vai até 14 de julho, são gratuitas e abertas ao público. Já a III Semana Rainbow da UFJF será realizada entre os dias 7 e 18 de agosto. A III Semana Rainbow integra o  projeto de extensão “Identidades, cidadania e inclusão LGBTI+”, que tem recursos de emenda parlamentar da ex-reitora e deputada federal Margarida Salomão.

Saiba Mais: Semana Rainbow da UFJF será realizada entre 7 e 18 de agosto

Outras informações: facebook.com/esquentasemanarainbow