Coral da UFJF e Conjunto Instrumental Popular abriram a semana UFJF na Praça (Foto: Gustavo Tempone)

Ponto de passagem de milhares de juiz-foranos e moradores da região, a Praça da Estação trocou os sons habituais da correria cotidiana por uma sonoridade instrumental e com musicalidades tipicamente brasileiras. A praça tornou-se palco para o Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Conjunto Instrumental Popular apresentarem um repertório selecionado, promovendo cultura e arte de forma gratuita à comunidade. As apresentações compuseram a abertura do “UFJF na Praça” e aconteceram na tarde da segunda-feira, 24.

Ao longo da semana, a Praça da Estação será um espaço onde acontecerão mais de 500 ações, desenvolvidas por cerca de 250 projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura da UFJF. De acordo com a vice-reitora, Girlene Alves, o UFJF na Praça apresenta o papel da universidade pública para toda a comunidade. “A abertura desta solenidade significa mais do que cultura e arte ao povo, é o início da demonstração do trabalho cotidiano e do impacto do ensino de qualidade da Universidade. Essas atividades acontecem há mais de 50 anos e reafirmam nosso compromisso com as melhorias de vida da população brasileira.”

Durante a solenidade, o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Flávio Sereno, falou sobre a relevância do evento e da necessidade de contrapor um discurso governamental, e em massa, contra as universidades públicas. “Não é muita surpresa ver a UFJF na rua. A novidade é congregar tudo isso em um único espaço. Muitos possuem uma ideia errada, achando que a  instituição é apenas um espaço de salas de aula. Na verdade, ela tem um papel social atendendo grande parte da sociedade.”

Para a presidente da Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes), Marina Barbosa, o “UFJF na Praça” reafirma seu compromisso com a luta em defesa das universidades e do ensino público deste país. “Com tantos problemas no Brasil, a única solução é o investimento em Educação. Mais uma vez, a UFJF está honrando o recurso público e prestando contas para a população de todo o investimento realizado. Seguiremos na luta, na rua e divulgando o que produzimos.”

Cultura e arte para a população

Mais de 500 ações desenvolvidas por cerca de 250 projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura da UFJF serão apresentadas à população (Foto: Gustavo Tempone)

Juntas as amigas Maria Perpétua, Maria Aparecida e Maria Auxiliadora foram apreciar as múltiplas vozes e sons instrumentais que ecoavam pela Praça da Estação. Perpétua disse ter ficado muito satisfeita ao poder apreciar aquele momento e fazer parte do evento. “Eu achei maravilhoso a Universidade trazer essas apresentações aqui para a Praça. Eu vim cedo para ver minha neta cantar”.

Auxiliadora, além de vir fazer companhia à amiga, aproveitou para assistir as apresentações musicais e apontou a importância da UFJF estar aberta para a comunidade. “Eu comentei com elas o quanto é bom a Universidade se tornar acessível para pessoas sem condições de chegar à ela. Tem tanta coisa boa.”

Segundo a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, a instituição desenvolve muitos projetos musicais e teatrais, possui museus e administra três dos principais teatros do município. Trazer musicalidade para a abertura do “UFJF na Praça” e mostrar tais projetos durante a semana, são possibilidades de fomentar o papel da Universidade em âmbito cultural. “Essa é uma oportunidade, primeiro para a UFJF mostrar mais de si. Em segundo, para propiciar troca, criar relações e interação com a sociedade .”

“O dia de hoje representa um marco histórico para a UFJF. É a abertura de um trabalho, onde será trazido à Praça da Estação, a produção diária realizada no campus universitário e nos projetos que abarcam toda a comunidade juiz-forana”, aponta a coordenadora da equipe de Cerimonial da Diretoria de Imagem Institucional, Ana Paula Dutra. Percebe a ação como uma forma da Instituição mostrar sua cara e atuação. “Estaremos de braços abertos para apresentar o que a Universidade tem de melhor e dizer que a UFJF pertence a todos nós.”

Organização

O evento é organizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes) e com apoio do Conselho Superior (Consu) e da Diretoria de Imagem Institucional.

Confira a programação Completa:

Terça-feira (25/6)

Quarta-feira (26/6)

Quinta-feira (27/6)

Sexta-feira (28/6)

Você quer conhecer mais sobre a UFJF? Venha para a Praça.

Evento no Facebook

UFJF na Praça promove quase 500 atividades para apresentar à população

Reunião ajusta últimos detalhes para “UFJF na Praça”

UFJF na Praça: Abertura aposta em cultura e arte gratuita para comunidade