Em busca de ampliar o diálogo com a comunidade, a primeira edição do “UFJF na Praça” abre edital para professores, alunos e técnico-administrativos em Educação (TAEs) apresentarem trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A iniciativa será realizada na Praça da Estação, entre os dias 24 e 28 de junho, das 7h às 19h. As inscrições devem ser feitas até 10 de junho, via formulário eletrônico.

A chamada destina-se aos três segmentos da UFJF e incentiva a demonstração de projetos de Extensão, programas de Graduação, Monitoria, Monitoria Júnior e Treinamento Profissional, bem como Programa de Educação Tutorial (PET), Grupo de Educação Tutorial (GET), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Mobilidade Acadêmica, projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, Iniciação Artística, apresentações culturais e iniciativas da comunidade.

O “UFJF na Praça” reúne as entidades sindicais e estudantis da UFJF para levar até a Praça da Estação as centenas de oportunidades oferecidas pela Instituição. A Administração Superior está empenhada com a decisão, tomada junto ao Conselho Superior (Consu) e a Diretoria de Imagem Institucional,  objetivando apresentar a prestação de serviços ofertados à comunidade e mostrar a importância da Universidade para que a população a conheça e a defenda mediante os atuais desafios.

Evento acontece de 24 a 28 de junho, na Praça da Estação; inscrições para apresentação de projetos, pesquisas e ações vão até 10 de junho (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

“É importante compreendermos o momento político que estamos vivendo. Infelizmente, os movimentos estudantis nunca imaginaram a necessidade de explicar para a comunidade a importância em se ter uma universidade e o conhecimento produzido aqui dentro”, destaca o coordenador financeiro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rafael Donizete. Ele vê o evento como uma possibilidade de ampliar o diálogo com a comunidade e demonstrar o conhecimento acadêmico, científico, cultural e artístico desenvolvido pela UFJF. “O Brasil só se desenvolve por meio da educação. O diálogo da população com os alunos é uma forma de mostrar que a Universidade é de todos e para todos, não apenas dos estudantes, servidores e professores.”

Para a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Maria Angela Costa, a iniciativa surge como oportunidade de demonstrar para a população a prestação dos serviços realizados pela Universidade. “Muitas pessoas pensam na UFJF apenas como produtora de ensino, mas não sabem das pesquisas, da extensão, da quantidade de serviços gratuitos oferecidos para a comunidade, como exames, cirurgias e atendimentos. É preciso mostrar que muitas das atividades atuantes em benefício dos juiz-foranos provêm da Instituição.”

Programação
A programação das apresentações será divulgada no dia 17 de junho e as orientações quanto à participação, infra-estrutura de apoio e horário serão informadas pela comissão organizadora. Além disso, será realizada uma reunião geral no dia 18 de junho, às 16h, na qual, pelo menos um membro de cada projeto selecionado, deverá estar presente. A ausência na reunião será considerada desclassificatória e outro projeto da lista de espera poderá ser convocado.

Edital

Confira as informações e esclarecimentos gerais da comissão organizadora sobre o evento.

Programação Completa
Terça-feira (25/6)
Quarta-feira (26/6)
Quinta-feira (27/6)
Sexta-feira (28/6)

Você quer conhecer mais sobre a UFJF? Venha para a Praça.
Evento no Facebook

UFJF na Praça promove quase 500 atividades para apresentar à população

Reunião ajusta últimos detalhes para UFJF na Praça

UFJF na Praça aposta em cultura e arte gratuita para a comunidade