Os proponentes dos mais de 250 projetos que serão apresentados no “UFJF na Praça” reuniram-se, nesta terça, para os últimos ajustes relacionados às apresentações, datas e horários das atividades produzidas nos campos de ensino, pesquisa, extensão e cultura. O encontro contou com a participação de estudantes, professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Proponentes de mais de 250 projetos receberam orientações nesta terça, em reunião no Anfiteatro das Pró-reitorias (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A ação, decidida junto ao Conselho Superior (Consu) da UFJF, defende a Universidade e mostra o quanto ela trabalha e produz em prol da população. Segundo o diretor de Imagem Institucional, Márcio de Oliveira Guerra, o “UFJF na Praça” é uma reação aos ataques sofridos pelas universidades públicas na atualidade. “A primeira mensagem é a de agradecimento, principalmente, por irmos juntos à Praça da Estação em defesa da nossa Universidade e, futuramente, para os bairros. Essa ação entra para a história como uma forma de resistência.

De acordo com o secretário geral da UFJF, Rodrigo Filho, mostrar para a comunidade as atividades e trabalhos desenvolvidos na Instituição é fundamental para a adesão e reconhecimento das ações universitárias. “Nós precisaremos fazer um esforço para nos ajudarmos e nos comunicarmos com a população. Por ser uma atividade pedagógico-social, é importante mostrar a importância das nossas atividades científicas, mas lembrando de usar uma linguagem popular. É preciso ter cuidado, atenção e proximidade com as pessoas.”

“Gostaria de demarcar esse processo de irmos para a rua como parte de um movimento nacional contra o ataque recebido pelas universidades federais”, aponta a presidente da Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Marina Barbosa, que destaca a necessidade de ganhar essa população para que tenham interesse e lutem por um espaço pertencente a ela.

Para secretário geral da UFJF, Rodrigo Filho (terceiro da esquerda para a direita), mostrar para a comunidade as atividades e trabalhos desenvolvidos na Instituição é fundamental para a adesão e reconhecimento das ações universitárias (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Segundo o integrante da coordenação de organização e política social do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Márcio Sá Fortes, um dos principais desafios são os cuidados com este público diferenciado encontrado fora da academia. “Nós precisamos ganhar esses corações para que estejam ao lado da Universidade. Precisamos espalhar luz e conhecimento neste momento da nossa história. É importante destacar que todos nós temos o dever de defender a nossa Universidade.”

No final do evento, a coordenadora da equipe de Cerimonial, Ana Paula Dutra, apresentou a alocação dos stands e fez as orientações e ajustes necessários para bom funcionamento da atividade. “Serão 490 ações acontecendo durante a semana. Teremos uma programação diversa para que as pessoas se surpreendam todos os dias com o que produzimos na UFJF. Então será necessário que possamos nos organizar e nos ajudar.”

Diálogo
A professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Priscila de Faria, juntamente a outros pesquisadores, pretende levar para a Praça da Estação o trabalho realizado sobre proteínas e criar uma linguagem simples para maior aproximação e diálogo com a população. “Nosso papel é mostrar para as pessoas a importância da UFJF na vida de cada um de nós. Todo o conhecimento produzido serve para melhorar nossas vidas e propiciar qualificação profissional.”

Para professora do ICB, Priscila de Faria, é fundamental mostrar para as pessoas a importância da UFJF na vida de cada um de nós (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Estudante do curso de Direito, John Pablo Gama, apresentará formas de mediações jurídicas, dinâmicas práticas e, possivelmente, um museu da empatia. Segundo Gama, “a mediação é um método diferente usado pelo judiciário para propor o diálogo, coisa que falta hoje em dia. Tentamos divulgar mais a ideia de autonomia, onde as pessoas podem resolver seus próprios problemas por meio da conversa”, explica.

UFJF na Praça
Organizado através do Diretório Central de Estudantes (DCE), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf), Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes) e com apoio do Conselho Superior (Consu) e da Diretoria de Imagem Institucional, o objetivo é apresentar projetos e ações socioeducativas desenvolvidas dentro do Campus. A chamada destina-se aos três segmentos da UFJF e incentiva a demonstração de projetos de Extensão, programas de Graduação, Monitoria, Monitoria Júnior e Treinamento Profissional, bem como Programa de Educação Tutorial (PET), Grupo de Educação Tutorial (GET), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Mobilidade Acadêmica, projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, Iniciação Artística, apresentações culturais e iniciativas da comunidade.

Confira as informações e esclarecimentos gerais da comissão organizadora sobre o evento.

Programação Completa
Terça-feira (25/6)
Quarta-feira (26/6)
Quinta-feira (27/6)
Sexta-feira (28/6)

Você quer conhecer mais sobre a UFJF? Venha para a Praça.
Evento no Facebook

Leia mais
UFJF na Praça promove quase 500 atividades para apresentar à população

UFJF na Praça: Abertura aposta em cultura e arte gratuita para comunidade

“UFJF na Praça” amplia diálogo com a comunidade

                                                                                                                     

(Atualizada em 21/6/2019, às 17h23)