iniciativa compõe o Programa Boa Vizinhança da UFJF, que busca realizar projetos na comunidade do entorno (Foto: Pixabay)

Com o objetivo de conciliar ações educativas, visando ao desenvolvimento de cidades mais resilientes a partir da educação ambiental, dois projetos de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizam uma gincana na Escola Municipal Tancredo Neves, nesta sexta-feira, 7. Esta é a quarta visita mensal deste semestre, realizada como conclusão das ações educativas realizadas com as três turmas do 5° ano de ensino fundamental.

A iniciativa compõe o Programa Boa Vizinhança da UFJF, que busca realizar projetos na comunidade do entorno da universidade. As atividades são promovidas pelo projeto de extensão “Aprender para Prevenir” em parceria com o Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe), com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, parceiro dessas ações.

Durante a gincana, as crianças serão organizadas em equipes e realizarão uma série de atividades lúdicas e educativas, no intuito de despertar a consciência para a prevenção de desastres. Segundo a professora do Departamento de Transportes e Geotecnia, Gislaine dos Santos, os encontros propiciaram uma aproximação dos acadêmicos com a comunidade escolar. Neles foram abordados temas relacionados à temática de prevenção para os desastres ambientais e à importância do direcionamento correto do lixo e o uso da compostagem.

Mais de 25 estudantes da UFJF organizam a ação, para cerca de 70 alunos de ensino fundamental, que participarão da gincana. Essa é a última atividade educativa do projeto que, no próximo encontro, realizará uma avaliação do trabalho desenvolvido, com a aplicação de questionários e momentos de conversa com os alunos.

“A compilação dos dados visa à pesquisa e publicação em periódicos especializados nacionais e internacionais. Neste caso, os alunos desenvolvem a análise de dados e fundamentação teórica consolidando os conhecimentos adquiridos na graduação das áreas multiprofissionais como Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Artes e Design, Arquitetura e Serviço Social”, explica Gislaine dos Santos.

A professora afirma que o projeto tem propiciado uma relação interdisciplinar aos alunos da UFJF e à comunidade escolar, proporcionando ao discente a imersão em situações reais. “E a comunidade é diretamente beneficiada por um serviço de qualidade e gratuito. A relação dialógica entre o saber acadêmico, a comunidade escolar e o Corpo de bombeiros Militar de Minas Gerais, parceiro do projeto, merece destaque na temática, uma vez que envolve a vivência trazida para o contexto da educação ambiental”.

Outras informações: Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe)