Objetivo do evento, segundo Duarte, é debater a emergência das pesquisas sobre relações de opressão e exploração (Foto: Gustavo Tempone)

“Serviço Social, relações de opressão/exploração de gênero, raça/etnia e sexualidade” é o tema da mesa-redonda que será realizada na sexta-feira, dia 7, na Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) . O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Não há exigência de inscrição prévia.

O debate será conduzido pelos professores da UFJF, Marco Duarte; da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Magali da Silva Almeida; e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Guilherme Silva de AlmeidaMarco Duarte explica que a atividade integra a disciplina “Raça, Classe e Gênero” do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFJF. “Convidamos a professora Magali para ministrar  esta disciplina neste período, e aproveitamos a vinda do professor Guilherme para uma banca de qualificação no Programa de Pós-Graduação em  Saúde Coletiva da UFJF.”

Professora da Ufba, Magali da Silva Almeida  (Foto: Maria Otávia Rezende)

Duarte acrescenta que a parceria com os demais docentes já acontece em nível nacional nos debates promovidos pela  Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss). “Nós temos essa entidade nacional. Essa instituição organiza os pesquisadores da área por grupos temáticos de pesquisa.  Tem um grupo específico que deu nome à mesa-redonda desta sexta-feira. E nós três fazemos esta discussão, que articula gênero, raça e classe.”

O objetivo da atividade desta sexta-feira, segundo o docente, é debater acerca da emergência das pesquisas sobre essas relações de opressão e exploração.  “Como emerge esse grupo de pesquisa? Como consolidamos esse campo dentro da área de Serviço Social? Posteriormente a essa discussão, teremos o lançamento do livro de poemas do professor Guilherme Almeida, chamado “Molhado de Vermelho”, que é sobre toda a transição de gênero dele. É sobre todo esse processo de se tornar um homem transexual, e é lindíssimo. Guilherme Almeida é o  primeiro professor doutor transexual do Brasil.”

A mesa-redonda “Serviço Social, Relações de Opressão/Exploração de Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade” será realizada das 14h às 17h, no auditório da Faculdade de Serviço Social da UFJF.

Outras informações: Pós-Graduação em Serviço Social da UFJF

majodu@gmail.com