Diretor de Ações Afirmativas Julvan Oliveira em reunião com os tutores do programa (Foto: Rodrigo Milanni)

Os novos tutores do Programa Institucional para Acolhimento e Apoio a Estudantes Cotistas da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participaram de uma reunião na última terça-feira, 4. O encontro teve como objetivo alinhar os próximos passos para avanço do projeto, iniciado há cerca de um mês.

O objetivo do programa é auxiliar a permanência de alunos de baixa renda, egressos de escolas públicas, negros e indígenas na universidade. A iniciativa é pioneira e irá abranger os campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, com 41 bolsistas tutores selecionados. O suporte será oferecido especialmente durante o primeiro ano da graduação, quando são mais elevadas as taxas de evasão.

Entre os novos tutores, está a aluna do 3º período do curso de Medicina Veterinária, Ana Flávia Aguiar da Cruz. Segundo ela, os desafios sociais foram mais difíceis que as dificuldades financeiras, no início da graduação. “Ao sair do ensino médio, tive toda uma preparação familiar financeira para ingressar na faculdade, mas, socialmente, não tem como se planejar.”

Natural de Governador Valadares, Ana só conhecia o colega que a acolheu ao chegar em Juiz de Fora, e conheceu seus colegas de faculdade ao longo do curso. “Eu chorei muito no meu primeiro mês, queria voltar pra casa. O que não deixava era o meu sonho de ser veterinária. Então eu acho que passar pela adaptação social é mais complicado.”

As expectativas da aluna para iniciar a tutoria é alta e conta que já foi procurada por uma possível caloura de seu curso. “Na semana passada ela entrou em contato falando que também não é da cidade e que queria estudar aqui na UFJF. Eu disse a ela que veio conversar com a pessoa certa, porque, além de experiência própria, eu também faço parte do projeto e posso ajudá-la da forma como precisar. Eu me senti muito bem com isso, sabendo que já estou ajudando alguém.”

Segundo o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, a escolha do programa de que os tutores fossem cotistas ingressos na UFJF veio do entendimento de que eles teriam maior empatia pelos novos alunos. “Esse cotista que já passou por isso tem uma experiência maior. Na verdade, como é um projeto voltado especificamente para estudante cotista, a lógica é nós termos preferencialmente um cotista que já compreende o contexto no qual  aquele outro estudante está inserido, para auxiliá-lo.”

Durante a reunião, Oliveira destacou que o acolhimento não deve ser feito apenas de forma financeira, mas também social, procurando aperfeiçoar a implantação de ações de apoio às necessidades de ordem econômica, social e psicopedagógica do aluno cotista. Desta maneira, o projeto visa a contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, oferecendo a possibilidade de nivelamento.

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas UFJF