Projeto reúne atividades em prol da infância (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

A Semana do Brincar trouxe a essência da brincadeira, com a intenção de despertar a criança que tem dentro de cada um. Nesta sexta-feira, 31, a diversão começou às 9h com os alunos do 8° e 9° ano da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves que visitaram a Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e participaram de atividades ligadas à dança e ao circo.

Quem passava em frente ao galpão da Faefid escutava as risadas da criançada que se divertia com a brincadança, trabalhando dança e memória. Divididos em grupos de aproximadamente dez alunos, as crianças inventavam movimentos combinados, criando uma sequência dançante. O objetivo era lembrar do passo anterior e chegar até a última criança com a sequência completa.

A coordenadora do projeto e professora da Faefid, Alice Mayer, explica que o evento é uma parceria de um projeto cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com a Aliança pela Infância, que reúne profissionais de várias áreas ligadas direta ou indiretamente à criança. “É uma rede de pessoas que se reúnem em prol da infância, associando a perspectiva do brincar com a infância e trazendo uma ideia do brincar livre, do brincar pelo brincar, do brincar criativo, do brincar como fenômeno da natureza humana. A Aliança incorpora a data do 28 de maio nas suas atividades, que se potencializa. E hoje temos a Semana Mundial do Brincar.”

Para as crianças, as brincadeiras estavam bem diferente das de costume. Jussara Gabriela Ferreira, 13, gostou das brincadeiras propostas. “Está muito legal. Imaginava que seriam brincadeiras normais, mas não pensei em dança e circo”, disse antes de se juntar ao grupo que escutava atentamente sobre a próxima brincadeira: circo lúdico.

O professor de história da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, Revelino Mattos, destaca a importância do contato com a Universidade e conta que, durante o mês, usou suas aulas para incentivar as brincadeiras. “É muito importante os alunos do ensino fundamental conhecerem a Universidade. Apesar de muitos morarem no entorno, eles passam pela UFJF, mas não conhecem o que a Universidade tem a oferecer. Trabalhei com as turmas o resgate das brincadeiras de seus familiares adultos. Conversamos sobre elas na sala de aula e fomos para o pátio brincar”.

Uma das organizadoras e professora da Faculdade de Educação (Faced), Ana Rosa Picanço, destaca que a Semana do Brincar está ganhando mais visibilidade. “Estamos em vários espaços, fazendo mobilizações. No próprio Dia do Brincar, tivemos uma frequência muito boa e estamos conseguindo cada vez mais inserir os bebês na programação, com atividades voltados para eles. As escolas também têm participado bastante e temos dialogado com Viçosa que também tem feito um trabalho muito bacana. Essa interlocução tem sido bastante potente, além do apoio da Universidade que estamos recebendo, não só na divulgação, mas também para qualificar o evento.”

As atividades contaram com o apoio de bolsistas e monitores. A programação da Semana do Brincar continua até o dia 3 de junho.

Outras informações: (32) 2102-3650 – Faculdade de Educação (Faced)