Ligada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, programação em Juiz de Fora contará com atividades tanto para as crianças, quanto para os pais. Dentre elas, palestras, brincadeiras, oficinas, teatro, leituras e debates, que acontecem do dia 21 ao dia 28 de maio. (Foto: Twin Alvarenga)

Para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância, a Aliança pela Infância – Núcleo Juiz de Fora, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), integram a promoção da Semana Mundial do Brincar. Para a edição deste ano, o tema escolhido foi “O Brincar que Encanta o Tempo”, com a proposta de ser um convite ao brincar no ritmo vital da infância e acompanhar a sequência da vida com imaginação, fantasia e experiências físicas e anímicas. O objetivo geral da ação é mostrar que o ato de brincar é fundamental para a construção de uma infância digna. A Semana está ligada ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio e conta com atividades tanto para as crianças, quanto para os pais. Dentre elas, palestras, brincadeiras, oficinas, teatro, leituras e debates, que acontecem do dia 21 ao dia 28 de maio.

A proposta dos encontros é incentivar as crianças a brincarem de forma livre, junto a natureza e com brinquedos pouco estruturados, bem como sensibilizar os adultos para que estejam atentos e dispostos a contribuir com esses momentos. Membro da Aliança pela Infância e da organização da semana do brincar em Juiz de Fora, Jacqueline Loppes, fala sobre como participar da ação pode ser revigorante para todos. “De alguma forma, parece que só em falar do brincar traz uma energia, uma alegria. Para organizar um evento, há muito trabalho envolvido, mas em todas as nossas reuniões brincamos um pouco. O lema é ‘você já brincou hoje?’ Porque todos temos uma criança dentro de nós. Lembrar de como isso é bom e trazê-lo para o cotidiano é muito importante.”

Pela manhã do primeiro dia do evento, 21, os interessados podem participar da roda de abertura “Do Leite Materno às Primeiras Descobertas do Paladar: o Tempo de Alimentar”, com a Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (Amma) e a participação da nutricionista Ludmara Zimmermann, às 10h no Museu Mariano Procópio. No mesmo horário e local, há o encontro “Brincando com Bebês”, com o Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (Grupai) e a coordenadora professora Ana Rosa. No dia 23 de maio, os participantes também conferem, além de outras atividades, a palestra “Brincar e Neurodesenvolvimento”, com a Dra. Marilise Paraizo, na sala de demonstração da Faculdade de Letras de Educação da UFJF (Faced).

Para o domingo, dia 28, a programação fica por conta do Dia do Brincar na UFJF, das 10h às 13h, no gramado ao lado do Jardim Sensorial/Praça cívica. As atividades acontecerão em conjunto com o projeto de extensão Domingo no Campus. Às 10h haverá Capoeira, com o grupo Sementes de Angola. Dentre as outras atividades, está a oficina Reinos da Natureza, com exposição de sementes de árvores e outras plantas, em que a criança pode descobrir o Reino Encantado da Mãe Terra e ainda tem a oportunidade de plantar uma muda. Também integram a programação o Grupo Circense Meleka de Jacaré; uma roda de dança com canções e violão; leitura com bebês; oficina lúdica; e espaço brincante. Haverá a possibilidade para a Troca de Brinquedos e Livros, em que cada participante deverá levar uma contribuição em brinquedo ou livro para trocar por outros.

Sobre a Aliança

A Aliança pela Infância surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1997, quando um grupo de educadores preocupados em dar mais oportunidades para que crianças vivenciassem melhor a infância, deram início a um movimento internacional em defesa da causa. Em 2001, chegou ao Brasil através da educadora Ute Craemer, criadora da Associação Comunitária Monte Azul, de intervenção social e educativa.

O movimento mundial atua em defesa da infância, por considerar esta em ameaça no mundo todo em diferentes contextos socioeconômicos e geográficos. A Aliança conta com representação em mais de 20 países da Europa, África, Américas e Ásia. a atuação dos membros envolvidos é voluntária e a estrutura do movimento e forma de atuação não são definidas, ficando a critério de cada país, de acordo com as necessidades e disponibilidades locais.

Outras informações: Página do Facebook da Aliança pela Infância – Núcleo Juiz de Fora;

Site da Aliança pela Infância