semanabrincar

Na UFJF, serão oferecidas oficinas voltadas para a formação dos profissionais envolvidos com educação, além de uma oficina lúdica na Faculdade de Educação Física (Faefid) (Foto: Géssica Leine)

Acontece entre os dias 3 e 5 de junho a edição juiz-forana da Semana Mundial do Brincar. O evento, que é promovido pela Aliança pela Infância e tem a UFJF entre os parceiros, traz este ano o tema “O brincar que encanta o lugar” – uma tentativa de despertar para a necessidade de se abrir espaço e tempo para o brincar livre na infância.

Na UFJF, serão oferecidas oficinas voltadas para a formação dos profissionais envolvidos com educação, além de uma oficina lúdica na Faculdade de Educação Física (Faefid). A professora Ana Rosa Picanço Moreira, que coordena as oficinas oferecidas na Faculdade de Educação, chama atenção para a oportunidade de incrementar a discussão do brincar na formação de professores.”Falamos do brincar não somente como atividade da criança, mas como atividade humana. E, para discutir o papel da brincadeira no desenvolvimento da criança, é importante que os próprios estudantes vivenciem essa brincadeira, em sua dimensão adulta.”

As oficinas serão oferecidas na sexta-feira, dia 3 e, as inscrições devem ser feitas meia-hora antes do início das atividades. Embora o foco principal seja educadores, todos os interessados no assunto podem participar. Estão sendo oferecidas de 25 a 30 vagas, dependendo da oficina (veja abaixo a programação completa).

No mesmo dia, à tarde, bolsistas do Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (Grupai), também coordenado pela professora Ana Rosa, promoverão uma tarde lúdica na Creche Comunitária Leila de Mello Fávero, no bairro São Pedro. A atividade leva o nome de “Brinquedos e brincadeiras na creche”, e vai envolver inclusive famílias das crianças cuidadas pela creche.

Na Faefid, a atividade será totalmente voltada para as crianças. No sábado, dia 4, a professora Lídia Zacarias abrirá para a toda a comunidade as atividades do projeto de extensão “Oficina lúdica”, que oferece jogos e brincadeiras voltadas para crianças de todas as idades. “Será um momento de brincadeira livre. A ideia é que aproveitemos o espaço que temos em benefício das crianças”, diz a professora Alice Mayer, que coordena as atividades da Semana do Brincar na Faefid. Não é preciso fazer inscrição..

Além da UFJF, a Aliança pela Infância tem como parceiros da Semana do Brincar em Juiz de Fora os movimentos sociais Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (Amma-JF), Rede Luz e o Museu Mariano Procópio.

(Foto: Géssica Leine)

“O brincar que encanta o lugar” é uma tentativa de despertar para a necessidade de se abrir espaço e tempo para o brincar livre na infância (Foto: Géssica Leine)

 

Veja a programação completa:  

03/06 – Sexta-feira

Oficinas na Faculdade de Educação/UFJF:

Jogo da teia
Responsável: Gal Santana
Objetivo: transmitir o pensamento sistêmico de forma lúdica incentivando a sua inclusão nos ofícios que tenham como propósito a aprendizagem
Número de participantes: entre 15 e 25
Horário e local: 19h às 21h (sala 16)

Corpo, movimento, energia e contato
Responsável: Gilmara Cardozo Soares
Objetivo: levar os participantes a entrar em contato com o seu corpo, suas emoções e sua energia de forma lúdica através de brincadeiras que despertem seus sentimentos adultos e infantis.
Número de participantes: até 30
Horários e locais: 9h às 11h (sala 21), e 19h às 21h (sala 17)

Rodadança
Responsável: Gisela Marques Pelizzoni
Objetivo: propiciar a vivência da cultura tradicional infantil por meio de cantigas, brinquedos, brincadeiras e os contos de tradição oral.
Número de participantes: até 30
Horários: 9h às 11h (sala 15) e 19h às 21h (sala 15)

Brincar: potência de invenção
Responsável: Ana Rosa Picanço Moreira
Objetivo: Vivenciar e refletir criticamente sobre as possibilidades do brincar no aprendizado e desenvolvimento de crianças e como atividade constitutiva do ser humano, tendo como referência teórico-metodológica a abordagem histórico-cultural.
Número de participantes: até 25
Horários: 9h às 11h (sala 23), e 19h às 21h (sala 23)

Gerando encantos
Responsável: Carol Duarte
Objetivo: Reflexão sobre uma nova forma de gestar e nascer. Gerar uma nova vida e conviver com uma criança pode ser um convite a um novo modo de habitar o mundo
Número de participantes: até 25
Horários: 19h às 21h (sala 21)

Atividade na Creche Comunitária Leila de Mello Fávero
Grupo de Pesquisa Ambientes e Infâncias (Faced/UFJF)
Brinquedos e brincadeiras na creche
14h às 16h  

04/06 – Sábado
Roda de conversa “O brincar livre na primeira infância”
Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (AMMA-JF)
10h às 12h
Museu Mariano Procópio

“Nossa horta”
Ação voltada para moradores do condomínio Neo Residencial
15h às 18h
Neo Residencial (Rua Eduardo Sathler, 2, bairro Borboleta)

05/06 – Domingo
Dia do Brincar
Atividades diversas abertas ao público em geral. Serão oferecidas brincadeiras, oficinas de brinquedos e oficina de circo com o grupo carioca Meleka de Jacaré.
9h às 12h
Museu Mariano Procópio

Saiba mais sobre a Semana Mundial do Brincar no site da Aliança pela Infância.