O coordenador-geral do GT Inovação, Hilton Manoel. (Foto: Maria Clara Leite)

A saúde esteve no centro do debate da terceira rodada do “Pra Começo de Conversa”, que aconteceu na última quinta-feira, 23, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). Estudantes – a maioria dos cursos vinculados ao Instituto de Ciências Básicas da Vida (ICV) – e servidores aprenderam formas de empreender e inovar utilizando o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico. Esta edição do projeto foi especial, porque funcionou como uma espécie de preparação dos participantes do Hackathon – maratona voltada para o desenvolvimento de projetos inovadores de solução tecnológica –, que acontece dia 8 do próximo mês de junho.

A palestrante Ana Elisa Antunes dos Santos. (Foto: Maria Clara Leite)

Segundo o coordenador-geral do GT Inovação – grupo de trabalho da UFJF-GV responsável pelo evento –, o principal objetivo deste “Pra Começo de Conversa” foi demonstrar como a ciência produzida pelos alunos na universidade pode se transformar em novos negócios, serviços e políticas públicas. “A partir do conhecimento que recebem, das pesquisas que fazem, podem sair e inovar, criar startups ou qualquer outro modelo de inserção no mercado, inovando e trazendo, por exemplo, mais desenvolvimento”, explicou Hilton Manoel.

O palestrante Eloízio Fernando da Neves. (Foto: Maria Clara Leite)

E nada melhor do que convidar para essa bate-papo especialistas na área. Ana Elisa Antunes dos Santos e Eloízio Fernando da Neves vieram do ambiente acadêmico e traçaram seus caminhos profissionais ligados à tecnologia e à inovação na área de saúde. As palestras de ambos apresentaram suas principais iniciativas na área e aquelas experiências de sucesso. Santos, por exemplo, é fundadora de uma empresa do ramo de biotecnologia voltada para a engenharia de tecidos destinados à agricultura celular e à indústria de comércio e medicina regenerativa. Neves, por sua vez, atuou no Vale do Jequitinhonha em um programa de inovação do governo de Minas Gerais, além de organizar eventos de startups. Os dois abordaram o processo de conversão da pesquisa em negócios, emprego e geração de renda.

O encontro da última quinta-feira foi direcionado especialmente aos estudantes da área de saúde. (Foto: Maria Clara Leite)

Nas edições anteriores, o “Pra Começo de Conversa” já abordou temas como inovação na universidadeempreendedorismo. O último encontro abordou a saúde, devido à grande produção de pesquisa nesta área no campus, mas a intenção é estender o debate para questões ligadas aos demais cursos da UFJF-GV nas rodadas futuras do projeto.