Estudantes da UFJF-GV contaram a experiência de particiapação No Hult Prize. (Foto: Sebastião Junior)

Entender como transformar o conhecimento em ideias que solucionem problemas da sociedade foi o que motivou cerca de 40 alunos do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) a participarem, na última quarta-feira, 21, de mais um Pra Começo de Conversa – encontros realizados pelo GT-Inovação desde 31 de outubro deste ano para discutir empreendedorismo, inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual com discentes, docentes e servidores técnicos da universidade.

O empreendedorismo foi o tema desta segunda edição do projeto, que contou com palestras da professora do Departamento de Administração da UFJF-GV Jeanine Aguiar Silva e do estudante de engenharia de produção do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares (IFMG-GV), Higor Rosado. Além disso, 11 discentes contaram como foi participar do último Hult Prize, considerada a maior competição de empreendedorismo do mundo.

Na opinião de Higor Rosado, “muitas profissões vão acabar” e o empreendedor tem muitas vantagens nesse processo. (Foto: Sebastião Junior)

Criador da startup Meu Professor, que permite a busca e contratação de professores particulares de diversas disciplinas, Rosado falou sobre a importância de o estudante universitário já começar a empreender logo no início do curso.  “Não tem a necessidade de esperar acabar a graduação para poder ingressar no mercado de trabalho. A gente vê exemplos, como Steve Jobs, Bill Gates e o próprio criador do Facebook, que não terminaram a faculdade para poder empreender. É importante que o aluno entre para esse núcleo e aprenda como empreender dentro da faculdade de uma vez”. E sentenciou: “muitas profissões vão acabar, e quem inventar seu próprio trabalho sai na frente”.

O estudante Mateus Silva já sabe que empreender faz parte do seu futuro profissional (Foto: Sebastião Junior)

Estudante da UFJF-GV, Mateus Castro já está de olho nesta nova tendência profissional. O discente do quinto período de administração tem certeza de que vai empreender e, por isso, considera muito importantes eventos como o Pra Começo de Conversa. “Contribui bastante porque desenvolve nos estudantes a capacidade empreendedora, oferece ferramentas e debates que servem para você desenvolver novas ideias, conhecer novas pessoas e fazer esse intercâmbio entre os cursos, seja da área da saúde ou de ciências sociais, que juntos podem contribuir tanto para o ambiente no qual nós estamos inseridos quanto para outros problemas do país”, afirmou.

A docente da UFJF Jeanine Silva abordou o empreendedorismo no ambiente acadêmico (Foto: Sebastião Junior)

E por falar em saúde, pelo menos quatorze participantes eram dos cursos de Medicina, Odontologia e Farmácia do campus GV. Esses discentes ouviram de Jeanine Silva sobre as oportunidades de inovação e empreendedorismo nessas áreas e em demais segmentos do ambiente universitário.

Aliás, difundir esses conceitos também para os cursos de saúde foi um dos objetivos da segunda edição do evento, como explica a coordenadora do eixo de empreendedorismo do GT-Inovação e professora do Departamento de Administração, Nádia Carvalho.

Para a coordenadora do eixo de Empreendedorismo do GT, difundir o tema para todos os cursos do campus é um dos objetivos do grupo. (Foto: Sebastião Junior)

“A gente trabalha questões pontuais dentro de alguns cursos, como o de Administração, que tem disciplinas de empreendedorismo. Só que ao mesmo tempo a gente vê potencial também nos outros cursos de aproveitar esse conhecimento ao longo da vida acadêmica deles e transbordar isso. A gente tem também as ‘dores sociais’, não é só empreender visando à venda ao mercado. É preciso ter esse movimento para empreender essas ideias e esse conhecimento que o aluno vai desenvolvendo ao longo do curso”, afirmou Carvalho.

E para ajudar os discentes a transformarem suas ideias em realidade, o GT-Inovação planeja uma série de atividades para o próximo ano. Na agenda do grupo estão previstos eventos de capacitação e também uma batalha de inovação no campus.