Professora Duda Salabert, primeira candidata trans ao Senado, faz palestra sobre saúde da população trans (Foto: visualhunt)

Formado por alunos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Serviço Social, a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove o IV Congresso de Medicina de Família e Comunidade da Zona da Mata Mineira, voltado para a atenção primária da saúde. O evento acontece de quinta, 16, a sábado, 18, no Hotel Green Hill. A inscrição pode ser feita, até o primeiro dia do evento, por telefone, pelos números disponibilizados pela Liga. O valor é de R$ 40.

Em sua quarta edição, o evento regional conta com palestras, oficinas e apresentação de trabalhos científicos, e tem como objetivo discutir e aprofundar temas relativos à atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), prezando pelo cuidado integral e continuado do indivíduo e das famílias da comunidade. Para as palestras, a Liga recebe a professora e primeira candidata trans ao Senado em 2018, Duda Salabert, que vai discutir a saúde da população trans.

A acadêmica de Medicina e presidente da Lamfac, Mikaela Mascarenhas, destaca a contribuição do Congresso para os alunos. “Em três dias de evento, acadêmicos e profissionais de saúde terão a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas dentro da atenção básica e construir abordagens cada vez mais voltadas à prevenção e promoção da saúde.”

Com um grupo interdisciplinar, formado por alunos de quatro cursos diferentes, o professor Mário Círio Nogueira coordena a liga há um ano e destaca a importância da interdisciplinaridade. “É uma oportunidade que eles tem desde o início dos cursos de conviver com alunos e profissionais de diferentes áreas, vendo como se relacionam e o papel de cada profissional na atenção primária à saúde. São atividades de ensino, extensão e pesquisa de uma forma mais prática, diferente de uma disciplina. Os alunos também têm a experiência de ir às unidades básicas de Saúde e de atuar junto aos profissionais.”

Para o professor, esse contato gera um maior estímulo aos estudos. “Eles veem as atividades e as dificuldades enfrentadas pelo profissional da atenção primária no dia a dia, o que é um grande estímulo para se prepararem e, no futuro, terem uma prática interdisciplinar mais adequada.”

Foram disponibilizadas 600 vagas e o Congresso tem tido grande procura. “É maravilhoso ver essa adesão a um evento relacionado à atenção primária, que geralmente é negligenciada entre as especialidades médicas”, ressalta Mikaela.

Serão três dias de evento, com certificado de ouvinte de 30 horas. Os trabalhos científicos também terão certificado de apresentação oral ou certificado de apresentação de pôster.

Site oficial da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac)