Evento acontece nesta quarta-feira, 15, às 19h, no CCBM (Foto: Twin Alvarenga)

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre um tema amplamente discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o Grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade (Gesed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realiza ação para debater a Criminalização da LGBBTIfobia – atitudes discriminatórias, violências e exclusões dirigidas a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece nesta quarta-feira, 15, às 19h, no auditório do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM).

A mesa-redonda, “Criminalização da LGBTTIfobia”, busca compartilhar as discussões entre os poderes legislativo e judiciário, nas relações com o movimento LGBTTI. “Vivemos uma política de retrocessos sobre temas como gênero e sexualidade. Para a compreensão da população, precisamos informá-la sobre o diálogo do STF com um parlamento conservador, vivendo um movimento inverso, e aferindo posições e falas absurdas contra a comunidade”, aponta um dos organizadores do evento, professor Anderson Ferrari.

Segundo Ferrari, as atividades, organizadas há anos, têm o objetivo de lutar contra toda forma de violência contra a comunidade LGBTTI e as mulheres. “A data escolhida, 17 de maio, é o Dia Internacional de Combate à LGBTTIfobia. Nosso papel é mostrar caminhos para a transformação social, contra o machismo e o sexismo, que mata, violenta e discrimina mulheres e o grupo LGBTTI.”

Inicialmente, a ação seria realizada no anfiteatro da Faculdade de Direito da UFJF, mas foi alterada para o auditório do CCBM, após a Associação de Professores do Ensino Superior (Apes) definir paralisação geral para a data. “Haverá uma mobilização no Parque Halfeld e isso ocasiona um esvaziamento da Universidade. Por isso, mudamos para uma área mais central, pois o evento faz parte deste dia de mobilização. Nós vamos parar nossas atividades, mas faremos ações com o público. Nosso objetivo é conscientizar a população”, explica Ferrari.

A mesa-redonda será debatida pelo professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Renan Quinalha – referência nas discussões sobre o tema – e pela doutoranda em Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), Lia Manso, apresentando os direitos das minorias. O evento irá conferir certificado de participação.

Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) fica na Rua Getúlio Vargas 200, no Centro.

Gesed

O grupo de estudo e pesquisa nasceu em 2010 e está vinculado a Faculdade de Educação e ao Núcleo de Educação e Diversidade (NEPED) sendo composto por estudantes de graduação, mestrandos e mestrandas, doutorandos e doutorandas, professores e orientação dos docentes Anderson Ferrari e Roney Polato.

Outras informações:

Gesed