Cabos tocaram-se às 7h57

Cabos tocaram-se às 7h57

Nessa quinta-feira, 9, em decorrência de falha do suporte mecânico da rede aérea de alta-tensão, três cabos se desalinharam e sofreram um processo de torção. Verificou-se que o problema mecânico resultou em danos a uma chave seccionadora de alta-tensão. O problema foi constatado pela equipe de manutenção às 7h57. Diante da situação emergencial a equipe de manutenção da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) iniciou imediatamente os procedimentos. Durante o período em que a correção estava sendo executada, o suprimento de energia ficou a cargo dos geradores de energia de emergência. Uma vez executado o serviço, foi possível restabelecer a energia, aproximadamente, às 13h.

Chave seccionadora rompeu-se às 18h13

Chave seccionadora rompeu-se às 18h13

O acidente provocou consequência em outro dispositivo da rede que só mais tarde se manifestou. Às 18h13, resultante da falha ocorrida pela manhã, evidenciou-se a presença de centelhamento com ruptura da rede aérea na saída da subestação principal do campus. Nova intervenção da equipe se fez necessária, para substituição de uma chave seccionadora danificada e reconexão da rede. Mais uma vez os geradores entraram em funcionamento, suprindo energia para as unidades.

O Centro de Gestão de Conhecimento Organizacional (CGCO) comunicou à comunidade acadêmica por meio de nota de esclarecimento que neste sábado, 11, em virtude do ocorrido, haverá uma parada programada no funcionamento dos sistemas entre 12h e 18h, para realização de manutenção preventiva no centro de dados.