Para automatizar e institucionalizar os procedimentos administrativos dos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFJF, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp) anuncia o lançamento do Siga X Sistema Integrado de Gestão Acadêmica com um módulo exclusivo para os programas de mestrado e doutorado. 

Interface do Siga X, que pode ser acessado pelo link sigax.ufjf.br (Imagem: Reprodução)

Desenvolvido em parceria com o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), desde o ano de 2020, a novidade busca atender demandas antigas da pós-graduação, tendo em vista que o atual sistema é todo programado para os cursos de graduação. De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro, esta é a primeira vez, em 29 anos de existência dos programas de pós-graduação (PPGs), que há uma ferramenta informatizada de apoio direcionado. Ela enfatiza, ainda, a colaboração das pró-reitorias de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) e de Graduação (Prograd) para o sucesso desse projeto. 

“Um sistema exclusivo para os cursos de pós-graduação pode trazer muitos benefícios à gestão dos programas no que diz respeito ao controle da matrícula dos alunos, tempo para qualificação e defesa, extensão de prazos, trancamentos, licenças, controle das bolsas, emissão de comprovantes, etc. Na prática, essas possibilidades nunca haviam sido plenamente disponibilizadas aos pós-graduandos”, aponta.

Funcionalidades já disponíveis

Ainda que esteja em processo de desenvolvimento e programação em etapas, algumas funcionalidades já estão disponíveis para os secretários e coordenadores de curso. Marina Sad, técnica-administrativa em educação da Propp, informa que a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) tem participado dos planejamentos, de maneira que as necessidades do setor também possam ser contempladas no Siga X. 

No momento, apenas coordenadores e membros da secretaria têm acesso ao sistema (Imagem: Milena Dibo)

Dentre as opções, ela aponta que uma das principais é a nova tramitação dos processos seletivos dos programas de Pós-Graduação: “Nesse caso, a ideia é que todas as informações sobre o edital de ingresso sejam lançadas no sistema, permitindo inclusive a inscrição dos candidatos. Assim, os dados preenchidos pelos aprovados serão repassados digitalmente para a Cdara, de forma a acelerar a matrícula deles na pós-graduação”.

O cadastro de corpo docente também permite que docentes externos à UFJF sejam incluídos, tendo em vista que os cursos costumam ter pesquisadores de outras instituições e centros de pesquisa atuando como visitantes nos PPGs. No momento, ainda não existem funções disponíveis específicas para os pós-graduandos. Com acesso pelo endereço sigax.ufjf.br/, o Siga X utiliza como credenciais de entrada o mesmo login e senha do Siga 3, versão utilizada atualmente nos cursos de graduação.

Próximos passos 

Em breve, o sistema terá novas opções, sendo também disponibilizado para os discentes. “Em um futuro próximo, os alunos poderão realizar sua matrícula nas disciplinas desejadas e realizar os registros de trancamento, licenças, emissão de comprovantes. Além disso, o Siga X abrigará o controle da adoção da política de cotas na PG, possibilitando a articulação entre os PPGs, as bancas de heteroidentificação e o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), permitindo maior visibilidade às ações”, explica Sad.

Mônica Ribeiro também acrescenta que o novo sistema informatizado permite a manutenção dos registros e arquivos de documentação com maior economicidade, no que se refere ao tempo e gastos com burocracia. 

“No serviço público somos constantemente cobrados e auditados pela CGU, TCU e auditorias internas. Temos que oferecer dados confiáveis à sociedade e dar visibilidade às nossas ações. Sendo assim, a presença de um sistema  possibilitará uma maior integração da Pós-Graduação, com uma comunicação mais ampliada das alterações e atualizações das atividades acadêmicas e, principalmente, maior organização dos dados e otimização das ações das secretarias.” 

Acesse o Siga X: sigax.ufjf.br/

Relembre: UFJF aprova reserva de 50% de vagas para ações afirmativas na Pós-Graduação