Atividades acontecem na Praça Cívica do campus, neste sábado, das 14h às 17h (Foto: Rômulo Rosa)

Neste sábado, 27, a Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai se tornar um espaço lúdico para a realização de atividades com as crianças do bairro Dom Bosco. Propondo uma diversidade de dinâmicas, o projeto “Leitura no Campus” oferece contação de história, roda de leitura, apreciação literária por meio de desenhos e comentários das crianças, sorteios de livros e oficina de birutas. A ação será realizada entre 14h e 17h.

A atividade é um convite à leitura, com o intuito de contar histórias, deixar bons livros ao alcance dos participantes, compartilhar o entusiasmo pelos textos, ilustrações e projetos gráficos, e proporcionar uma mediação com encantamento. Segundo a coordenadora, Suzana Prado, também visa a formação dos mediadores de leitura – alunos do curso de Pedagogia -,  e a construção de suas experiências leitoras. “Além disso, nos preocupamos em criar um ambiente confortável e acolhedor, para as crianças se sentirem bem e compartilharem o prazer existente na leitura literária”.

O “Leitura no Campus” é um evento educativo e cultural inscrito na Pró-reitoria de Extensão (Proex) para atender uma demanda apresentada pelos coletivos Amargen e DOM, que atuam com crianças e jovens no bairro Dom Bosco, situado no entorno da UFJF. “Eles identificaram o desejo das crianças em usufruir as áreas verdes e de lazer do campus. Diante disso, decidimos organizar as tardes de leitura literária, pois já atuamos com algumas crianças da comunidade em outras ações de extensão do Programa Boa Vizinhança. Por esse motivo, outros projetos, como ‘Vem Brincar’, ‘Campus Tour’ e ‘Oficina de Leitura e Escrita’ são parceiros no evento”, explica Suzana.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, é muito importante essa vinculação da Universidade não apenas nos bairros, mas convidando a comunidade para participar de atividades no território da própria Instituição. “O projeto permite o fortalecimento dessa relação de pertencimento da comunidade com a própria Universidade e vice-versa”, finaliza.