Minicurso é organizado pelo CA da Ciência da Religião e aberto a interessados (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com o objetivo de compreender com mais abrangência parte do debate sobre a situação indígena no Brasil, o Centro Acadêmico (CA) da Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) organiza o minicurso “Quando uma alma vale ouro – política indigenista, missão e violência contra os povos indígenas no Brasil”. O evento acontece nesta quarta-feira, 24, às 19h, no anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e é oferecido a alunos do curso de Ciência da Religião, bem como a todos os interessados. O assunto será  ministrado pela professora Maria Cecília Simões.

Na atual conjuntura política, acentuam-se os casos de violência e perda de direitos desse grupo, tanto por meio de ações do Estado, quanto por influência de agências religiosas em atuação nas áreas indígenas. Assim, o debate tem como objetivo apresentar a associação histórica entre missões religiosas e o conjunto de políticas de estado que dizem respeito aos contextos indígenas no Brasil.

“Política e religião têm andado muito juntas no nosso país. Isso não é diferente quando falamos sobre missões em áreas indígenas, uma vez que, nesse sentido, a aliança é histórica e data de 1500 quando, juntamente com a coroa portuguesa, a igreja atracou no litoral brasileiro. Atualmente, os interesses de determinadas agências religiosas têm se misturado aos interesses de alguns grupos políticos e econômicos, formando uma frente de ataque aos direitos indígenas no que diz respeito a seu território e à autodeterminação”, avalia a professora.

Segundo Maria Cecília, a pauta indígena está no centro do debate atual na esfera política, devido às ameaças de perdas de direitos básicos, “encabeçada, muitas vezes, pela aliança entre a bancada religiosa e a bancada do agronegócio no Congresso nacional”. Ela reforça a importância do assunto ao lembrar que, nessa semana, encontram-se em Brasília lideranças indígenas de todo o país no 15° Acampamento Terra Livre, com o objetivo de unificar as lutas pela garantia dos direitos dos povos em meio a ofensivas e retrocessos na política indigenista do estado.

A participação é gratuita para ouvintes e de R$ 5 para emissão de certificado.

Outras informações: Centro Acadêmico de Ciência da Religião