Discussão aborda barreiras arquitetônicas e urbanísticas e dificuldades de deslocamento e comunicação (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

Promover o diálogo, o acolhimento e realizar um diagnóstico sobre a acessibilidade na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram objetivos do “Grupo Focal – discussão sobre acessibilidade na Faculdade de Direito”, que aconteceu nesta quinta-feira, 11, reunindo estudantes, docentes, trabalhadores terceirizados e servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs)

A iniciativa faz parte do ‘Projeto de Treinamento Profissional Acessibilidade na UFJF’, coordenado pelo professor Emmanuel Sá Resende Pedroso. A ideia do grupo focal foi reunir pessoas da comunidade interna da UFJF com deficiência, para realizar um levantamento das demandas e compreender como é a vida delas no campus com relação à acessibilidade. De acordo com Pedroso, “os dados gerados pela conversa serão analisados e fornecidos para que a Proinfra (Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão) busque soluções para tornar os espaços acessíveis”.

A discussão abordou barreiras arquitetônicas e urbanísticas presentes na UFJF e dificuldades de deslocamento e comunicação. Para a estudante de Direito, Juliana Santos, um espaço de diálogo sobre as demandas das pessoas com deficiência é essencial para que elas sejam respeitadas como participantes da sociedade. “Uma universidade acessível respeita a deficiência do aluno e procura promover meios para sua acessibilidade em todas as particularidades. Essa é universidade que eu sonho. Que dê condições para que o aluno ingresse, mas também permaneça de forma digna”.

Segundo Pedroso, a experiência foi proveitosa e enriquecedora. “O grupo focal é uma ferramenta extremamente importante neste processo porque permite o contato direto com o usuário do espaço. Hoje realizamos o primeiro de muitos e acredito que conseguimos identificar várias demandas e questões a serem trabalhadas”. Uma segunda reunião será realizada nesta quinta-feira, 11, das 18h às 19h, na sala 7 da Faculdade de Direito.

Os debates são organizados pelo Grupo de Estudos sobre o Indivíduo Idoso (ID) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), em parceria com  o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), e a Proinfra.

Outras informações:
(32) 2102-3359 – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFJF

(32) 2102-3944/(32) 2102-3283 – Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI)