Estudo de servidor demonstrou que a união de duas substâncias melhora os potenciais antibacteriano e antitumoral de um delas. (Foto: Sebastião Junior)

Sabe aquela velha história de que a união faz a força? Pois bem, pesquisa desenvolvida por um servidor do Departamento de Farmácia do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) é a prova de que essa frase vai além de um mero clichê. O técnico administrativo em educação Bolivar Ralisson Amaro juntou um antibiótico já utilizado no mercado, a ofloxacina, com uma molécula natural de açúcar – chamada de ciclodextrina – e descobriu que o complexo de inclusão formado pelas duas melhora o potencial antitumoral e antibacteriano da ofloxacina em comparação com o uso dessa substância de forma isolada. O estudo faz parte da dissertação de mestrado do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), que o servidor apresentou nesta terça-feira, 9.

Foram dois anos de experimentos nos laboratórios da UFJF-GV avaliando as características físicas e químicas, bem como a atividade biológica das substâncias. Após esses testes, realizados em células cultivadas em garrafas, Amaro observou que o complexo tinha a capacidade de reduzir a ação de bactérias e de matar células causadoras do câncer de pulmão.

Momento em que Amaro era sabatinado pela banca. (Foto: Sebastião Junior)

O servidor ressalta que ainda faltam alguns experimentos, mas que pretender continuar com a pesquisa. “Nós testamos em células tumorais. Futuramente, também vamos testar em modelos in vivo, em animais, em camundongos para ver principalmente a atividade antitumoral”, afirma.

Amaro é o segundo técnico administrativo da UFJF-GV a apresentar dissertação de mestrado este ano no PMBqBM. No dia 28 de março, Vanessa Gonçalves Medeiros, também do Departamento de Farmácia, demonstrou os dados de sua pesquisa perante a banca do programa.

Título do trabalho: Síntese, Caracterização Físico-Química e Avaliação da Atividade Antitumoral e Antibacteriana dos Complexos de Inclusão de Ofloxacina com Ciclodextrinas
Autor: Bolivar Ralisson Amaro
Orientadora: Sandra Bertelli Ribeiro de Castro
Membros da banca: Karen Luise Lang e Ana Cândida Araújo e Silva