A dissertação de mestrado de Vanessa Medeiros analisou as propriedades do óleo de copaíba. (Foto: Sebastião Junior)

Uma pesquisa desenvolvida pela técnica em farmácia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) Vanessa Gonçalves Medeiros pode abrir caminho para a produção de novos medicamentos destinados ao combate de bactérias, inflamações e até mesmo do câncer. Aluna do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), ela analisou os benefícios de uma substância – o diterpeno – presente na copaíba no tratamento dessas doenças. Os resultados constam da dissertação de mestrado apresentada pela servidora nesta quinta-feira, 28.

Para realizar o estudo, Medeiros isolou e testou o composto extraído da resina presente no tronco da planta. As atividades foram realizadas nas instalações da UFJF-GV e em laboratórios de uma Universidade em Buenos Aires, na Argentina, onde permaneceu por dois meses (fevereiro e março do ano passado). O país é, ao lado da Bolívia, do Paraguai e do Brasil, um dos locais de ocorrência da copaíba.

Da esquerda para a direita: Jeferson Gomes da Silva, Karen Luise Lang e Rondinelle Gomes Pereira. (Foto: Sebastião Junior)

Orientada pela professora do PMBqBM, Karen Luise Lang, a mestranda explicou que um derivado do diterpeno analisado “mostrou atividade bastante promissora” contra as células cancerígenas do pulmão. O mesmo aconteceu, segundo ela, com outro derivado semissintético da substância, que apresentou considerável atividade anti-inflamatória. Apesar do otimismo com os resultados, Medeiros faz questão de destacar que a pesquisa “ainda é preliminar” e que pretende prosseguir com ela em um futuro doutorado.

Em relação ao programa de pós-graduação da UFJF-GV, a servidora não tem dúvidas: “O impacto é bem grande. A gente amadurece muito quando entra nesse meio em relação às pesquisas, em relação aos trabalhos científicos que são desenvolvidos”.

Estudantes, professores e demais servidores do campus assistiram à apresentação. (Foto: Sebastião Junior)

A apresentação de Medeiros foi acompanhada por vários estudantes, professores e servidores do campus. Thais Daiane de Morais Souza, 26, estava entre esse público. Foi a primeira banca de mestrado a que discente do sexto período de Farmácia da UFJF-GV assistiu, e gostou da experiência. “Como aluna de iniciação científica, eu pretendo seguir carreira acadêmica. Eu achei bastante interessante e confirmou mais ainda o que eu quero seguir, que é a linha de pesquisa”, afirmou.

Título do trabalho: Isolamento, Síntese e Avaliação da Atividade Biológica de Diterpenos do Tipo Labdano
Autora: Vanessa Gonçalves Medeiros
Orientadora: